MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Retrospectiva 2019: Veja os fatos que mais marcaram Nova Friburgo neste ano

Confira o que foi notícia no município nas áreas de economia, cultura, turismo, saúde, segurança e muito mais

Por Redação Multiplix
31/12/19 - 16:05
Retrospectiva 2019: Veja os fatos que mais marcaram Nova Friburgo neste ano Notícias na área de economia, cultura, turismo, entre outros, marcaram o ano em Nova Friburgo | Foto: Acervo/João Luccas Oliveira

2019 foi um ano intenso! O Portal Multiplix reuniu as notícias que marcaram o ano em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, nas mais diversas áreas, como economia, cultura, turismo e segurança. Confira.

Cotidiano

O prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo (PP), teve um pedido de impedimento protocolado na Câmara Municipal. O advogado Deivison Ramos, protocolou o pedido alegando que várias leis estavam sendo violadas. No fim, a Câmara acabou arquivando o processo por 14 votos a seis. Em 2019, o edital do transporte público foi uma verdadeira novela acompanhada pelos friburguenses. Uma versão inicial do edital foi liberada em janeiro de 2019, pela prefeitura. Após análise das opiniões, foram organizadas audiências públicas para divulgação das informações coletadas. No dia 27 de abril, no Diário Oficial do Município, o edital definitivo para a licitação do transporte público na cidade foi publicado. O documento foi suspenso novamente pela Justiça e pelo TCE e segue assim até o momento.

Em agosto deste ano, a prefeitura autorizou o reajuste da passagem de R$ 3,95 para R$ 4,20.

A CPI da Saúde, instaurada, no ano passado, para apurar irregularidades nos contratos entre a Prefeitura e a empresa Global Trade, apresentou seu relatório em 2019. O documento foi aprovado por unanimidade.

O bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso renunciou ao cargo no dia 22 de dezembro. O religioso anunciou, em sua decisão, que examinou sua consciência perante Deus, alegou desgaste emocional e psicológico, e afirmou querer viver uma nova etapa em sua vida. O clima nas cidades serranas foi de dias de muito calor, acima do normal e até recorde de frio. No período do verão, as chuvas fortes causaram transtornos aos moradores locais.

Cultura

Em 2019, o Portal Multiplix divulgou curiosidades sobre pessoas, lugares e situações de Nova Friburgo, como por exemplo os povos indígenas que habitavam a região do município, a primeira sexta-feira 13 de lua cheia do ano, o casal friburguense que vive como se estivesse na década de 50 e os artistas de rua que agitam a cidade.

Friburguenses conquistaram as telinhas da TV, tanto na música, com a artista Tatila Krau, no The Voice Brasil, quanto na atuação com os atores Bernardo Dugin, Cacá Ottoni e Gabriel Borges em novelas da Rede Globo. Na literatura, obras de friburguenses foram oferecidas como dicas de presentes.

Em tempo de festas, o Portal Multiplix se encarregou de fazer a transmissão ao vivo da apuração do Carnaval friburguense.

Além disso, acompanhou as programações de 201 anos da cidade, 200 anos de imigração suíça, os 10 anos da Fundação D João VI, assim como a 60ª edição dos Jogos Florais.

Saúde

O cenário da saúde de Nova Friburgo, em 2019, foi conturbado. Isso porque foram três mudanças de título na Secretaria de Saúde no município. Situações como a da mulher que recebeu o rim do marido em uma embalagem de suco e as mais de sete mil doses de vacina que estragaram em um dos principais postos de saúde da cidade deixaram a população em alerta. Em contraponto, também em 2019, foi realizada na cidade a primeira cirurgia de reversão do Parkinson, e campanhas de vacinação como a da H1N1 (https://www.portalmultiplix.com/noticias/saude-bem-estar/vacinacao-contra-a-gripe-e-aberta-a-populacao-em-nova-friburgo), e do [sarampo] https://www.portalmultiplix.com/noticias/saude-bem-estar/nova-friburgo-recebe-campanha-de-vacinacao-contra-o-sarampo, que movimentaram o município.

Esportes

O Friburguense começou a temporada, na Série B1 do Estadual, de forma irregular e amargou a eliminação na primeira fase na Copa Rio, diante do Maricá. Entretanto, com a chegada de alguns reforços, o time cresceu na competição. Na fase decisiva, o time superou o Artsul e o América para conquistar a Taça Corcovado. Na final, superou novamente o América, fora de casa, por 2 a 1, para conquistar o título e voltar em grande estilo para a elite do futebol carioca.

Marlon Moraes teve um ano em que provou ser um dos melhores do UFC, assumiu o primeiro lugar no ranking dos galos, mas acabou derrotado na disputa de cinturão. Já Edson Baborza, se distanciou da busca pelo cinturão, nocauteado pelo americano Justin Gaethje e derrotado por Paul Felder, em decisão dividida dos juízes.

A nadadora Jhennifer Alves teve uma temporada recheada de medalhas, entre elas, se destacando nas Universíades. No troféu Maria Lenk, vieram recorde, vitória, pódio e a classificação para a disputa dos Jogos Pan-Americanos. Nos Jogos faturou um bronze, no 4 x100 medley feminino e ouro no 4x100 medley misto.

Segurança e trânsito

O caso dos cinco jovens que ficaram presos na Pedra do Imperador após fuga da polícia, foi um dos destaques na segurança em 2019. Além disso, também houve troca de comando no 11º Batalhão de Polícia Militar.

No trânsito, o Portal Multiplix acompanhou a rotina dos motoboys que trabalham contra o relógio, a construção de parte da ciclovia da cidade e também a instalação de semáforos em locais que ofereciam risco à população.

O caso de feminicídio envolvendo duas mulheres que tiveram 90% do corpo queimado marcou o ano. Nova Friburgo também perdeu, em 2019, o radialista Ely Borges, em um acidente de moto.

Educação

Na área de educação, em 2019, os servidores de Nova Friburgo fizeram greve por melhores condições de trabalho. Além disso, o município recebeu pela primeira vez a Olimpíada Internacional de Matemática.

Meio Ambiente

A cidade de Nova Friburgo recebeu visitantes ilustres durante o ano de 2019, como as capivaras e as onças pardas. Além disso, a aparição de escorpiões e também de aranhas em residências assustou moradores da cidade.

Dois desastres ambientais mais marcaram a cidade de Nova Friburgo em 2019, são eles as queimadas, que atingiram proporções nunca antes atendidas pelo Corpo de Bombeiros e as fortes chuvas que acometeram o município no final deste ano.

Por conta destas situações, um ambientalista friburguense classificou que os efeitos do aquecimento global já podem ser sentidos na região .

Turismo

Durante este ano, o Portal Multiplix mostrou um pouco dos pontos turísticos mais visitados no município, como [a pedra do Cão Sentado], o Circuito das Flores e o Jardim do Nêgo. Além disso, festivais gastronômicos como o Festival da Truta e de música, como o Festival Inverno do Sesc.

Moda

No universo da moda, o uso de lingeries à mostra nos looks ajudou a fortalecer o polo de Moda Íntima de Nova Friburgo. Resultado disso foi o sucesso da Fevest Show de 2019, que recebeu 14 mil visitantes. Também nesse ano, as influenciadoras digitais ganharam força na serra, assim como a moda ecológica , que conquistou espaço e hoje é uma tendência. Além disso, depois de dois anos sem participar do concurso Miss Rio de Janeiro 2020, Nova Friburgo voltou para a disputa representada pela Miss Ketyla Ouverney.

Economia

Na economia, logo no início do ano, mudanças no código tributário municipal implementaram alterações importantes, como por exemplo isenção de taxas em alguns casos. Outra modificação feita no município foi o aumento no Imposto Sobre Serviços (ISS) dos taxistas, que subiu 200%.

A liberação no saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e do PIS/Pasep movimentou o bolso dos friburguenses, assim como o preço da carne, que teve alta nos últimos meses do ano.

No final de 2019, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) rejeitou as contas da Prefeitura de Nova Friburgo relativas a 2018, que agora foram enviadas para análise da Câmara de Vereadores.

Ciência e Tecnologia

Na ciência, diversos eventos astrológicos aconteceram em 2019, e o ano começou com a notícia da criação de um parque tecnológico, criado por cidades da Região Serrana do Rio.

A tecnologia foi assunto falado pela reportagem do Portal Multiplix, que acompanhou uma aula sobre a internet quântica, que promete revolucionar a comunicação no mundo. Destaque, também, para o friburguense Guilherme Gonçalves, que convidado a trabalhar para a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN).


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.