MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo tem mais de sete mil doses de vacina estragadas

Doses foram perdidas devido ao mau funcionamento de duas câmaras de refrigeração do Posto Silvio Henrique Braune

Por Luisa Machado
13/06/19 - 17:34 | Atualizada em 13/06/19 - 19:17
Nova Friburgo tem mais de sete mil doses de vacina estragadas Grande parte das doses perdidas seria da imunização contra a gripe H1N1 | Foto: Reprodução/Agência Brasil

Mais um caso envolvendo a saúde de Nova Friburgo veio a público nesta quinta-feira, 13 de junho. Segundo o vereador Wellington Moreira, presidente da Comissão de Saúde, Prevenção e Combate ao Uso de Drogas da Câmara Municipal, o município, desde abril, perdeu cerca de sete mil doses de vacinas por conta de problemas em dois refrigeradores do Posto Sílvio Henrique Braune, no Centro.

Ainda de acordo com Wellington, das doses perdidas, grande parte seria da imunização contra a gripe H1N1. A informação vem à tona a apenas um dia do fim da campanha de vacinação contra a gripe na cidade.

Segundo o comunicado recebido pela redação do Portal Multiplix, o maior posto de saúde da cidade passa por problemas de manutenção dos seus equipamentos de refrigeração. As duas câmaras, responsáveis pelo armazenamento do estoque de vacinas, estão com defeito desde o início desse ano. E o pior: de acordo com a denúncia, a empresa que deveria fazer a manutenção dos equipamentos não recebe o pagamento da prefeitura há seis meses.

"Tenho um memorando do dia 10 de janeiro de 2019, em nome da ex-secretária Tânia Trilha, a informando sobre os equipamentos com defeito. E mais: um memorando também foi enviado à ex-secretária pela Vigilância Sanitária informando sobre a perda das doses do dia 29 de abril", afirmou Wellington.

A perda das sete mil doses teria ocorrido em três ocasiões diferentes. Em 29 de abril, foram 2.780 doses de vacinas estragadas por conta do mau funcionamento do refrigerador. Em 29 de maio, um dia antes de o município ficar sem vacina para dar andamento à campanha contra a gripe, mais 3.173 doses e, na segunda-feira, 10 de junho, outras 1.196 vacinas foram perdidas.

Vacinas estragadas nas câmaras de refrigeraçãoVacinas estragadas nas câmaras de refrigeração | Foto: Divulgação/Assessoria vereador Wellington Moreira

Em contato por telefone, o vereador Wellington Moreira disse que levou o caso à Secretaria Estadual de Saúde e à Ouvidoria do SUS, além de estar preparando representação para ingressar com uma denúncia no Ministério Público Estadual.

Quando perguntado a respeito da responsabilidade do cuidado das vacinas, Wellington diz que: “é importante deixar claro que o espaço físico é do Posto de Saúde Sílvio Henrique Braune, mas a gerência dessas vacinas é de responsabilidade da Vigilância Sanitária, que fica no posto”.

As duas câmaras de refrigeração que estariam com defeitoAs duas câmaras de refrigeração que estariam com defeito | Foto: Divulgação/Assessoria vereador Wellington Moreira

O que diz a prefeitura

A reportagem do Portal Multiplix entrou em contato com a prefeitura que enviou a seguinte nota: "De acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, as geladeiras que acondicionam as vacinas passam regularmente por manutenção corretiva mas realmente houve alguns problemas técnicos, com desligamento durante a madrugada, inutilizando algumas doses para uso. Ao todo, estima-se a perda de aproximadamente sete mil doses de vacinas diferentes, como contra H1N1, gripe e pneumonia."

Ainda de acordo com o executivo, a situação foi comunicada às secretarias de Saúde do Município e do Estado. A Prefeitura diz ainda adotou as seguintes providências: aquisição de três novas câmaras, sendo que uma veio com defeito e já está sendo providenciada a substituição pela empresa responsável, e a instalação de novos equipamentos. Equipes das secretarias de Obras e Serviços Públicos também já estiveram no local para iniciar reparos necessários na estrutura do espaço onde as vacinas são acondicionadas.

Apesar disso, a prefeitura nega que a perda de doses de vacina contra gripe tenha impactado a campanha, "uma vez que a ocorrência se deu após o município atingir a meta estipulada para a cidade".

Já a Secretaria de Estado de Saúde diz que não estava ciente do problema, mas que não pretende enviar mais doses da vacina contra a gripe para o município, visto que a Prefeitura de Nova Friburgo informou que bateu a meta de imunização.

Falta de vacina

No início dessa semana a equipe do Portal Multiplix esteve no Posto de Saúde Sílvio Henrique Braune para verificar se, no local, estava sendo realizada a vacinação contra a gripe. Um cartaz informava que as doses tinham acabado e que o posto aguardava reposição. Por outro lado, a informação dada pela prefeitura era de que ainda havia doses disponíveis, que seriam para atender apenas parte do púbico alvo: crianças pequenas de colo, que já tomaram a primeira dose fracionada, e pacientes acamados.

A primeira falta de vacinas aconteceu no dia 30 de maio, sendo retomada cinco dias depois, na terça-feira, 4 de junho, com o recebimento de 4.200 doses. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde informou que uma falha na distribuição das vacinas havia provocado o desabastecimento.

Grupo prioritário

A meta é vacinar 90% do público-alvo na cidade – cerca de 54 mil pessoas. Segundo o último boletim divulgado pela secretaria, no dia 10 de junho, esse patamar foi atingido.

Fazem parte do grupo prioritário, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos, gestantes e mães com até 45 dias após o parto. Além dessas, a vacina está disponível a jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade. A vacina também está sendo ofertada aos professores das escolas públicas e privadas, além de policiais civil, militares e membros ativos das Forças Armadas.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.