Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Morte de criança de 8 anos em Lumiar gera comoção e reacende críticas à saúde pública no distrito de Friburgo

Moradores fazem abaixo-assinado, cobram entrega do posto de urgência e presença de ambulância no local; vereador protocola representação no MPRJ

Por Natalia Amorim
15/12/25 - 14:01
Morte de criança de 8 anos em Lumiar gera comoção e reacende críticas à saúde pública no distrito de Friburgo Morte de menina foi marcada por onda de forte comoção e protestos de moradores | Fotos: Reprodução/Redes sociais

A morte da pequena Isadora, de apenas oito anos, neste fim de semana em Lumiar, distrito de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, provocou forte comoção entre moradores e reacendeu críticas à estrutura de atendimento de saúde da localidade.

De acordo com relatos publicados nas redes sociais, a criança apresentava sintomas de pneumonia e já havia recebido um primeiro atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

No entanto, o quadro clínico teria se agravado no fim de semana e a dificuldade de deslocamento até um pronto atendimento mais próximo acabou levando ao falecimento dela.

Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp

O velório e o sepultamento ocorreram no último domingo, dia 14, no Cemitério da Pedra Riscada, em Lumiar, reunindo familiares, amigos e moradores em um clima de profunda comoção.

Velório e sepultamento da criança foram realizados no último domingo, 14, no Cemitério da Pedra RiscadaVelório e sepultamento da criança foram realizados no último domingo, 14, no Cemitério da Pedra Riscada | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Moradores cobram respostas do poder público e questionam a demora na entrega da Unidade de Urgência e Emergência de Lumiar, construída com recursos oriundos de emenda parlamentar.

A construção foi iniciada em abril de 2024 e tinha previsão de ficar pronta em outubro daquele mesmo ano, segundo informações contidas na placa colocada no começo das intervenções.

Além disso, moradores também questionam a ausência de uma ambulância fixa para atender Lumiar e São Pedro da Serra, já que as localidades ficam a mais de 30 quilômetros da unidade de saúde mais próxima.

Neste fim de semana, a decoração natalina instalada recentemente pela prefeitura e o coreto da praça foram cobertos por um plástico preto, simbolizando o luto pela morte da menina.

Decoração natalina do distrito é coberta por plástico preto, em sinal de luto e protesto pela morte de criançaDecoração natalina do distrito é coberta por plástico preto, em sinal de luto e protesto pela morte de criança | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nas redes sociais, o assunto gerou uma onda de comoção.

Lumiar está enlutada, estamos todos despedaçados. Familiares, professores, amigos da Isa. Lumiar e São Pedro da Serra choram a perda de Isadora, enquanto um posto de pronto atendimento segue inoperante e abandonado aqui no distrito, mesmo depois de tanta luta para conseguirmos as verbas federais para as obras.

Em outra publicação, o sentimento coletivo de luto se mistura à revolta.

Eu estava no velório de Isa, eu vi a dor do pai, das crianças, dos familiares. Estou com o coração dilacerado. Nada trará a pequena Isa de volta, nada diminuirá a dor dessa família. Mas temos a obrigação de cobrar do poder público, em todas as suas esferas, uma solução imediata no atendimento à saúde de Lumiar e São Pedro da Serra.

E ainda tiveram os que teceram críticas aos festejos natalinos, que ocorreram no mesmo fim de semana da morte da criança.

Tanta festa e uma criança perde a vida em Lumiar pela falta de conclusão do Posto 24 horas. Festa pra quem?

Os moradores, trabalhadores, entidades locais e cidadãos solidários assinam um abaixo-assinado, em que pedem às autoridades locais a "conclusão imediata da obra e a garantia de funcionamento contínuo e integral do posto de saúde de Lumiar e São Pedro da Serra".

Representação no Ministério Público do Rio de Janeiro

Nesta segunda-feira, 15, o vereador Cláudio Damião (PT) protocolou uma representação no Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), solicitando apuração sobre a possível omissão do município na conclusão da obra da Unidade de Urgência e Emergência em Lumiar.

No texto, o parlamentar cita a ausência de ambulância no distrito, a necessidade da unidade de emergência 24 horas e os aditivos assinados no contrato com a empresa responsável.

O vereador disse que entregou ao prefeito Johnny Maycon (PL), à Secretaria Municipal de Saúde e ao MPRJ, um relatório de vistoria, com mais de 30 páginas, realizada em todas as unidades da cidade durante 40 dias.

Segundo o parlamentar, esse documento traz os problemas de todas os locais, detalhando desde estrutura precária à falta de profissionais e de medicamentos, além de destacar alguns dos problemas de Lumiar:

Os servidores relataram que recebem muitos casos de emergência, mas não têm remédios ou insumos etc. Não tem um desfibrilador externo automático (DEA) ou soro para picadas de cobras. Necessidade de uma ambulância na localidade.

Prefeito se posiciona

Diante da repercussão do caso, o prefeito Johnny Maycon (PL) se manifestou por meio de um texto, publicado nas redes sociais, na tarde de domingo, 14.

Segundo ele, "nos últimos dias ocorreram problemas mecânicos que comprometeram temporariamente essa cobertura e que em breve ela [a ambulância] voltará a atuar na região", referindo-se ao veículo, destinado aos distritos.

O prefeito também comentou sobre a Unidade de Urgência e Emergência de Lumiar.

Os equipamentos necessários já foram licitados e serão entregues em breve. A Secretaria Municipal de Saúde está concluindo os trâmites para a abertura da unidade, além de já existir o planejamento para a futura implantação de uma base descentralizada do Samu na região.

Frases de protesto foram escritas por moradores em plásticos pretos colocados na unidade onde funcionará o posto de saúde emergencial de LumiarFrases de protesto foram escritas por moradores em plásticos pretos colocados na unidade onde funcionará o posto de saúde emergencial de Lumiar | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ele ainda disse que está apurando as causas da morte da criança e o atendimento médico recebido nos dias que antecederam o falecimento:

A criança foi atendida na sexta-feira, dia 12, e no sábado, dia 13, na UPA. Diante disso, já determinamos a abertura de uma investigação para apurar detalhadamente o quadro de saúde e verificar se houve alguma negligência no atendimento que possa ter relação com o triste desfecho. Essas informações, juntamente com o resultado da autópsia, irão esclarecer as causas do óbito e, a partir delas, todas as medidas cabíveis serão adotadas.

Na manhã desta segunda-feira, dia 15, a reportagem questionou a Prefeitura de Nova Friburgo sobre a possibilidade de disponibilizar outra ambulância para substituir a que estaria em manutenção, considerando a distância que os moradores precisam percorrer para acessar atendimento de emergência — uma queixa antiga da comunidade.

A equipe também solicitou uma previsão mais precisa para a entrega do posto de atendimento de urgência, já que em seu posicionamento o prefeito disse que a entrega do local será feita "em breve" à população.

Até o fechamento desta matéria, a reportagem não obteve retorno.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.