Após protestos, distrito de Nova Friburgo recebe ambulância; 'canais disponíveis não estão atendendo', reclama morador
Segundo prefeitura, veículo está em posto de saúde de São Pedro da Serra
Prefeitura diz que ambulância está em posto de saúde de São Pedro da Serra
|
Foto: Reprodução/Redes sociais
Em menos de uma semana após uma manifestação feita por moradores dos distritos de São Pedro da Serra e Lumiar, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, uma ambulância foi disponibilizada pela Secretaria de Saúde na localidade.
No entanto, apesar da confirmação da prefeitura sobre a chegada do veículo à região, após questionamentos feitos pela reportagem, moradores alegam que, até então, não houve nenhum tipo de comunicado oficial.
Eles também questionam a falta de estrutura da ambulância e relatam dificuldades para contatar o serviço, que teve a notícia e o número de telefone divulgados apenas pela Associação de Moradores de Lumiar (AMA).
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
Klaus Graban faz parte da comissão de moradores que mobilizou o protesto e conversou com o Portal Multiplix na manhã desta sexta-feira, 26, sobre a chegada da ambulância.
A sensação é que esta ação é uma maquiagem. Não houve comunicação oficial, os canais disponíveis para o contato ainda não estão atendendo e não é a ambulância equipada para as necessidades mais complexas.
A prefeitura informou à reportagem que "a ambulância está baseada no posto de saúde de São Pedro, na mesma localização anterior. A equipe é composta por dois socorristas, um técnico e um condutor. Ficam de plantão 24h pra atender as demandas".
E disponibilizou o número para contato: (22) 99215-9810.
Na manhã desta sexta-feira, 26, a reportagem fez contato com o número divulgado pela prefeitura diversas vezes, sem sucesso.
No início da tarde, a reportagem tentou contato com o número novamente e não conseguiu.
Klaus falou ainda sobre a preocupação, que se torna ainda maior, no período de alta temporada na localidade e o grande fluxo de pessoas durante as festividades de fim de ano.
Ao mesmo tempo, esta semana Lumiar e São Pedro praticamente dobram de tamanho. Há mais turistas em todas as regiões e a sensação que passa é que estão mais preocupados em maquiar a situação do que dar uma resposta definitiva. Cobramos uma ambulância UTI móvel, o cronograma de finalização da obra do posto de urgência e emergência e nada disso foi respondido.
E ainda acrescentou:
Sabemos que a volta da ambulância é uma conquista da nossa pressão popular, mas nosso movimento não lutou por “maquiagem”. Queremos respostas!
Mobilização popular
A chegada da ambulância ocorre após uma manifestação organizada no último sábado, dia 20, no Centro de Nova Friburgo, momentos antes do desfile de Natal.
Morte da pequena Isadora, de apenas 8 anos, gerou grande repercussão nos distritos e na cidade | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Ela teve início em frente ao Instituto de Educação de Nova Friburgo (IENF), na praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro, e seguiu pela avenida Alberto Braune, em direção à prefeitura.
Durante o ato, moradores dos dois distritos levaram faixas e cartazes até a sede do executivo, cobrando a presença fixa de uma ambulância para atender às localidades e a abertura da Unidade de Urgência e Emergência de Lumiar.
Uma grande faixa preta foi colocada no palco onde ocorriam apresentações natalinas, além de cartazes afixados na porta e na parede do prédio da administração municipal.
Morte da pequena Isadora
O protesto foi motivado pela morte da pequena Isadora, de apenas oito anos, ocorrida no dia 13 de dezembro.
De acordo com relatos divulgados nas redes sociais, a criança apresentava sintomas de pneumonia e teria sido atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por duas vezes.
No entanto, o quadro clínico teria se agravado no fim de semana e com a dificuldade de deslocamento até um serviço de urgência mais próximo, a criança não resistiu e faleceu.
Protesto foi motivado pela morte da pequena Isadora, de apenas oito anos | Foto: Reprodução/Redes Sociais
São Pedro da Serra e Lumiar ficam a mais de 30 quilômetros das unidades de urgência e emergência.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






