Firjan abre 500 vagas gratuitas para curso de inteligência artificial aplicada à indústria
Aulas serão 100% online e inscrições vão até 27 de fevereiro
Aulas estão previstas para começar em março, divididas em cinco módulos
|
Foto: Divulgação/Firjan
O Centro de Referência em Tecnologia da Informação e Comunicação (DigiTech) da Firjan Senai está com inscrições abertas para o curso gratuito de qualificação básica em inteligência artificial (IA) industrial.
Ao todo, são 500 vagas para aulas 100% online, voltadas para pessoas em situação de baixa renda, com idade a partir de 16 anos.
Os interessados devem se inscrever exclusivamente por este link.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
Segundo a Firjan, os pré-requisitos mínimos para participar do processo incluem: estar cursando o ensino médio, ter acesso a computador e internet e possuir conhecimentos básicos de lógica de programação.
As vagas serão encerradas quando o número de matriculados para o programa atingir o número previsto.
Com duração de quatro meses, o início das aulas está previsto para 9 de março.
Esse é o primeiro curso gratuito, 100% online e aberto ao público com certificação do recém-inaugurado DigiTech.
O gerente de Educação Profissional da Firjan destacou alguns pontos da iniciativa:
A IA deixou de ser uma tendência para se tornar uma competência essencial para quem deseja construir uma carreira sólida em TIC. Este curso não se limita a ensinar técnicas; ele prepara o profissional para liderar soluções com IA na indústria, ampliando sua atuação em um mercado altamente dinâmico, competitivo e carente de especialistas capazes de traduzir dados e imagens em decisões inteligentes.
O curso será dividido em cinco módulos: Fundamentos de Python para IA; Data Science; Machine Learning; Visão Computacional e Projeto Integrador.
Neles, os alunos aprenderão, respectivamente, a criar programas capazes de automatizar tarefas e desenvolver soluções; coletar, limpar, organizar e visualizar dados que identifiquem problemas, melhorem processos e reduzam desperdícios; criar sistemas que aprendam com os dados, desenvolvendo modelos capazes de prever falhas em máquinas e detectar padrões anormais, por exemplo; e ensinar o computador a "enxergar" imagens e vídeos, substituindo inspeções manuais.
Ao final, a Firjan ainda detalha que os participantes deverão desenvolver uma solução de IA aplicada à indústria.
Programa IA Industrial
O curso faz parte do Programa IA Industrial, iniciativa do Departamento Nacional do Senai que une diagnóstico, formação e aplicação prática de IA para acelerar a transformação digital da indústria brasileira.
Com foco tanto em trabalhadores quanto em empresas, a iniciativa estrutura trilhas formativas personalizadas, adaptadas ao nível de maturidade tecnológica de cada participante.
No âmbito da Firjan Senai, o programa prevê, além do curso de IA com certificado do DigiTech, imersões com empresas sobre como usar a IA em seus negócios.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






