Protesto por melhorias na saúde de Lumiar e São Pedro da Serra marca sábado de desfile de Natal em Friburgo
Ato aconteceu momentos antes de atividade prevista na programação natalina; moradores dos distritos reivindicam abertura da Unidade de Urgência e Emergência e ambulância fixa
Manifestantes afixaram cartazes e faixas com reivindicações no palco em frente à prefeitura
|
Foto: Reprodução/Rede Social
Moradores de Lumiar e São Pedro da Serra, distritos de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, realizaram uma manifestação pacífica no centro da cidade no último sábado, dia 20.
O ato aconteceu em forma de protesto pela morte da pequena Isadora, de apenas oito anos, ocorrida no fim de semana anterior.
De acordo com relatos publicados nas redes sociais, a criança apresentava sintomas de pneumonia e já havia recebido um primeiro atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
No entanto, o quadro clínico teria se agravado no fim de semana e a dificuldade de deslocamento até um pronto atendimento mais próximo acabou levando ao falecimento da menina.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
O grupo se mobilizou em frente ao Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), na praça Dermeval Barbosa Moreira, com faixas, cartazes e um carro de som para apresentar reivindicações relacionadas à área da saúde.
Eles pediram a abertura imediata da Unidade de Urgência e Emergência de Lumiar, que tinha previsão de ser entregue em outubro deste ano, e também a disponibilização de uma ambulância fixa para atender São Pedro da Serra e Lumiar.
As duas localidades ficam a mais de 30 quilômetros da unidade de saúde mais próxima, o que, segundo os moradores, dificulta o atendimento em situações de risco.
Após a concentração inicial, os manifestantes seguiram em direção à sede da prefeitura, momentos antes do início do desfile de Natal.
No palco onde são realizadas algumas das apresentações natalinas, em frente ao prédio do Executivo, foi colocada uma grande faixa preta pedindo a ambulância fixa para atender Lumiar e São Pedro da Serra.
Na porta e na parede da instituição, também foram afixados cartazes com as reivindicações.
Veja alguns registros feitos na ocasião.
Klaus Graban faz parte da comissão de moradores que mobilizaram o ato e disse à reportagem que embora os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra sejam "dois dos principais cartões postais da cidade e recebem turistas de diversas partes do Brasil", eles não recebem a atenção necessária do poder público:
Nós estamos 'cada vez mais' distantes do poder público. A distância entre Lumiar e São Pedro da Serra até o hospital Raul Sertã é aproximadamente 35 km. Nossas comunidades tem muitas demandas por sermos uma comunidade de origem rural e o poder público sempre se manteve distante.
Ele também disse que não houve nenhum retorno do Executivo às reivindicações apresentadas durante a manifestação.
O prefeito fez um post em seu Instagram pessoal e não se pronunciou mais.
Sobre a ambulância, Graban disse que "ao menos desde agosto do ano passado [2024] a base da ambulância foi retirada e não voltou para Lumiar. No levantamento que fizemos, recolhemos mais de 100 relatos e mais de 80% dos casos não havia ambulância disponível nos distritos".
E sobre a Unidade de Urgência e Emergência, ele disse que a obra, tão aguardada pela população, já era pra ter sido entregue desde outubro deste ano:
Até o momento só há promessas que o posto estará funcionando ano que vem, mas nunca foi apresentado um cronograma e um plano de trabalho com a quantidade da equipe e os equipamentos.
Vale lembrar que nossa comunidade conseguiu a primeira verba de R$ 1 milhão para a construção e conseguimos uma segunda emenda no valor de R$ 1 milhão já depositada na conta da prefeitura para compra de ambulância e equipamentos para o posto.
Klaus Graban ainda acrescentou:
Esse movimento, a partir de um momento de dor, é um grito de dois distritos cobrando o mínimo: nós pertencemos a cidade e queremos respeito! Merecemos os mesmos serviços e políticas públicas como qualquer outros bairro.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo e pediu, mais uma vez, um posicionamento oficial a respeito do caso.
Contudo, até o fechamento da edição, não houve retorno.
Repercussão nas redes sociais
O caso ganhou repercussão nas redes sociais e não faltaram comentários de apoiadores à iniciativa dos moradores de Lumiar e São Pedro da Serra.
Um deles relata o momento do falecimento da menina:
Lumiar está em lágrimas porque uma criança de 8 anos, nossa Isa, morreu nos braços da mãe, por falta de atendimento médico e ambulância. Os gritos desesperados dessa mãe ecoaram por toda a cidade. Foi um horror presenciar.
Outro fala do sentimento coletivo de justiça.
A cidade está em luto e foi às ruas pra protestar! Estamos lutando por Lumiar, São Pedro, região, e toda a cidade de Friburgo! Feliz Natal pra quem? Queremos saúde! Queremos respeito! Chega de descaso!
Sementes da Isa
No domingo, 21, o grupo se reuniu pela manhã em um ato singelo, na sede da Euterpe Lumiarense, para homenagear a pequena Isadora e também acolher outras crianças do distrito, com escuta afetiva, contação de histórias e atividades de arte.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






