Trechos da RJ-152 e RJ-176 desabam devido às fortes chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro
Segundo Cemaden-RJ, o município de Cantagalo registrou 164 mm de chuvas nas últimas 24 horas
A noite dessa segunda-feira, 2, foi marcada por fortes chuvas em cidades como Cantagalo e São Sebastião do Alto, na Região Serrana do Rio de Janeiro.
Além de deslizamentos, estradas que passam pelas duas cidades foram totalmente obstruídas, como é possível ver no vídeo acima.
Em Cantagalo, a RJ-152, que liga a sede do município ao distrito de Euclidelândia, está totalmente interditada.
Pontos de alagamento também foram registrados próximos a uma fábrica de cimento na localidade.
A unidade ainda teve parte de um galpão danificado pelas chuvas.
O Portal Multiplix solicitou mais informações à Prefeitura de Cantagalo e aguarda retorno.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
A situação da RJ-176, na região de São Sebastião do Alto, é a mesma da RJ-152.
Pelas redes sociais, na manhã desta terça-feira, 3, a Prefeitura de São Sebastião do Alto falou sobre o caso:
A estrada de acesso ao município pelo trevo do Alto foi totalmente obstruída por uma erosão, provocada pelas chuvas da noite de ontem [segunda-feira, 2].
O governo municipal também informou que a outra forma de chegar à cidade, pela Barra Mansa, "apresenta barreiras na estrada (...) e requer atenção redobrada dos motoristas".
Sobre a interdição das duas rodovias, o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) informou nesta manhã ao Portal Multiplix:
Equipes técnicas estão nos trechos afetados pelas chuvas para fazer o levantamento das áreas e definir as ações emergenciais para a recuperação das RJs 152 e 176. No momento, a RJ-152 está interditada para garantir a segurança dos motoristas. Sobre a RJ-176, o trecho está fechado no km 1,5. Quem se dirige ao município de São Sebastião do Alto deve utilizar a RJ-172 e seguir pela RJ-176.
O DER-RJ ainda ressaltou que "está monitorando as rodovias e trabalha avaliando soluções viáveis que considerem a complexidade das ocorrências, para restabelecer as condições de tráfego nessas vias estratégicas para a mobilidade da região".
Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ), Cantagalo teve o maior registro pluviométrico das últimas 24 horas.
O acumulado no município, até às 6h40 desta terça-feira, 3, foi de 164 mm/24h.
Santa Maria Madalena, também na serra, teve 143 mm/24h. Já em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, o volume foi de 81,8 mm/24h.
Ainda na Região Serrana, Duas Barras foi a quarta cidade com mais chuva, acumulando 77,3 mm/24h, e Nova Friburgo a quinta, com 68 mm/24h.
De acordo com o Cemaden-RJ, a previsão para esta terça-feira é de céu parcialmente nublado a encoberto, com chuva moderada a ocasionalmente forte, acompanhada de raios, a partir da tarde, em todas as regiões do estado.
Os ventos estarão fracos a moderados.
O painel de monitoramento de risco hidrológico do centro apresenta, até esta manhã, as cidades de Cantagalo, Macuco, Nova Friburgo e São Sebastião do Alto em situação moderada.
Já o risco de deslizamento, de acordo com o Cemaden-RJ, é baixo para São Sebastião do Alto e moderado para Cantagalo, Macuco e Nova Friburgo.
Pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há um alerta laranja de perigo para tempestade em todo o estado do Rio de Janeiro.
O comunicado vale até às 23h59 de quarta-feira, 4, e prevê chuva intensa de 30 a 60 milímetros por hora, ou de 50 a 100 milímetros no dia.
Os ventos também podem ser intensos, de 60 a 100 quilômetros por hora.
Há ainda possibilidade de queda de granizo.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






