Passagem de frente fria mantém tempo instável em todo o estado do Rio de Janeiro
Cantagalo e São Sebastião do Alto, na Região Serrana do Rio, decretaram situação de emergência após fortes chuvas
Previsão é de chuva até a próxima segunda-feira, 9
|
Foto: Jean Teixeira
O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) informou que o tempo deve permanecer instável até a próxima segunda-feira, 9.
De acordo com o órgão, nesta semana, a passagem de uma frente fria tem favorecido a formação da Zona de Convergência do Atlântico (Zcas), o que impacta nos altos acumulados de chuva.
A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec-RJ) relatou que a atuação da Zcas e de um sistema de baixa pressão na costa mantêm o tempo instável em todo o estado.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
A Sedec-RJ, através do Cemaden-RJ, ainda deu detalhes de como deve ficar a previsão do tempo desta sexta, 6, até segunda-feira, 9:
Na sexta e no sábado, a chuva se intensifica a partir da tarde, com possibilidade de pancadas moderadas a fortes e raios. No domingo e na segunda-feira, há previsão de chuvas a qualquer momento do dia, podendo ser moderadas a muito fortes, especialmente no domingo.
Segundo o centro estadual, há possibilidade de uma nova frente fria no domingo, 8, o que "reforçará as instabilidades".
O órgão ainda chama a atenção para os possíveis riscos:
Em função dos elevados acumulados previstos, há risco de agravamento das condições hidrológicas e aumento do risco de deslizamentos, especialmente em áreas mais vulneráveis.
Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está com três alertas válidos em relação às chuvas para grande parte do território fluminense.
Para chuvas intensas, há um comunicado amarelo (perigo potencial) e um laranja (perigo).
Já para o acumulado de chuva, o alerta é vermelho, de grande perigo, indicando que pode ocorrer chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia.
Impactos no interior
Nesta semana, Cantagalo e São Sebastião do Alto, na Região Serrana do Rio de Janeiro foram impactadas com as fortes chuvas.
As prefeituras das duas cidades decretaram situação de emergência.
Na noite dessa quinta-feira, 5, as duas localidades registraram novas ocorrências devido às fortes chuvas.
Na Serra Fluminense, os municípios que registraram, até a manhã desta sexta-feira, 6, os maiores acumulados pluviométricos em 24 horas foram Duas Barras, com 110,5 mm/24h e Nova Friburgo com 88,2 mm/24h.
O município de Macuco, ainda na Região Serrana, está com o abastecimento de água temporariamente interrompido nesta sexta-feira.
O comunicado foi divulgado pela Rio+Saneamento, que justificou:
O volume elevado de chuvas registrado na noite da última quinta-feira, 5, impacta o sistema de abastecimento devido ao aumento de sedimentos nos mananciais.
A empresa informou que "o abastecimento será restabelecido gradativamente, assim que as condições técnicas e climáticas forem normalizadas".
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Central de Atendimento da Rio+Saneamento, por meio do telefone e WhatsApp 0800 772 1027, além do site oficial.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!







