Ordem de início das obras da Unidade de Urgência e Emergência de Lumiar é dada em Nova Friburgo
Construção está prevista para ser finalizada em outubro deste ano
A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, deu a ordem para o início das obras de construção da Unidade de Urgência e Emergência de Lumiar nessa segunda-feira, 1°.
O governo municipal confirmou na última quarta-feira, 27, que recebeu um repasse de R$ 930.600 para a construção. O valor veio de uma emenda parlamentar do deputado federal Glauber Braga (PSOL).
A obra foi orçada em R$ 894.165,42 e, nessa segunda, foi feita a demarcação e o isolamento do local, além da limpeza e a instalação da placa pela empresa responsável, a RB Nunes Comércio e Serviços LTDA.
De acordo com a prefeitura, “por se tratar de uma emenda parlamentar, a obra é acompanhada pela Caixa e a diferença é devolvida para a instituição”.
O Secretário Municipal de Saúde, Gabriel Wenderoschy, falou sobre a importância da construção dessa unidade para os moradores:
Uma conquista muito importante pra essa comunidade. A partir dessa obra pronta, nós vamos ter aqui o atendimento médico 24 horas pra comunidade, pra região do 5º (Lumiar) e do 7º (São Pedro da Serra) distritos.
Além do funcionamento 24 horas, o governo municipal informou que a previsão inicial é que a unidade tenha atendimento médico e de enfermagem para casos de emergência.
Por isso, haverá equipe de plantão composta por técnicos de enfermagem, médico socorrista e condutor para veículo de saúde, ainda segundo a prefeitura.
O secretário de Saúde falou sobre o início do processo de descentralização do serviço de urgência e emergência da cidade, que hoje é concentrado no Hospital Municipal Raul Sertã e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA):
A nossa ideia é descentralizar e vamos começar aqui, por Lumiar, tendo em vista a distância do centro.
O término da obra está previsto para o dia 28 de outubro de 2024. O projeto foi feito pelo corpo técnico do Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos (EGPC) e a execução será acompanhada pela Secretaria de Obras.
Placa sinalizadora da obra foi colocada nessa segunda-feira, 1º | Foto: Reprodução/Secom PMNF
Solicitamos um posicionamento da Associação de Moradores e Amigos de Lumiar a respeito da construção, mas ainda não tivemos retorno.
Sobre a verba
O valor destinado à obra da Unidade de Emergência e Urgência de Lumiar foi recebido pela prefeitura na última semana.
A indicação do projeto partiu do deputado Glauber Braga e foi realizada no final de 2022 ao governo federal para ser contemplada por recursos da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023.
A assessoria do deputado explicou à reportagem que depois da emenda ser colocada no sistema e o orçamento nacional ser aprovado no Congresso, "toda a responsabilidade passa a ser das prefeituras (quando são para município), do estado (quando são para o estado) ou dos órgãos (quando são para órgãos)".
A expectativa de Glauber é que:
Esse posto fique pronto o quanto antes para atender da melhor forma a população de Lumiar, São Pedro e região.
Em 2019, o Executivo friburguense, ainda na gestão de Renato Bravo, perdeu uma emenda parlamentar do mesmo deputado que também seria destinada para a construção dessa unidade.
Na época, a prefeitura não apresentou os documentos obrigatórios.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!