MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Onças pardas são registradas em Nova Friburgo. Confira o vídeo

Saiba onde e como foram feitos os registros dos animais na cidade da Região Serrana

Por Matheus Oliveira
29/11/19 - 17:43

Elas estão entre nós! Um dos felinos mais admirados e temidos do mundo, a onça parda foi registrada em dois locais de Nova Friburgo: no Parque Estadual dos Três Picos e na Caledônia, pelas lentes do fotógrafo Juran Santos, de 46 anos, no começo de novembro.

Segundo o profissional de fotografia, o registro se deu em razão da produção de um curta-metragem sobre as riquezas naturais do Parque Estadual dos Três Picos que corta diversas cidades da serra fluminense.

Juran, que fotografa a fauna e flora há 32 anos, afirma ainda que foram três meses de registros e que a onça foi encontrada apenas na última semana de atividades.

“A maior dificuldade foi posicionar a câmera em um local em que a onça pudesse ser registrada já que a área do parque é muito densa. Conseguimos este registro, apenas na última semana e conseguimos filmar duas onças, uma no período matutino e outra à noite. Registramos uma outra onça na região do Caledônia”, conta Juran.

Ainda segundo o fotógrafo, a câmera funcionava com sensor de presença e os registros eram verificados, periodicamente.

Ele destaca que contou com o apoio da equipe, entre escaladores e fotógrafos, e parceria do parque e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Ainda de acordo com o fotógrafo, as câmeras registraram também a presença de outras espécies, como raposa, gambá e porcos do mato, que são presas da onça.

“Esses feitos são importantes para efeitos de pesquisa e até para registrar a estabilidade daquele ecossistema, já que as onças pardas só sobrevivem em ambientes controlados e onde existe comida”, finaliza Juran.

Onça parda foi registrada por equipamento que funciona com sensor de presençaOnça parda foi registrada por equipamento que funciona com sensor de presença | Foto: Reprodução/Juran Santos (Parque Estadual dos Três Picos)


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.