MENU

Portal Multiplix

Bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso renuncia ao cargo

Chefe da Diocese de Nova Friburgo comunicou decisão por meio de uma carta aberta divulgada neste domingo, 22; confira o documento

Por Matheus Oliveira
23/12/19 - 12:22 | Atualizada em 23/12/19 - 15:20
Bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso renuncia ao cargo Bispo Diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso, de Nova Friburgo, renuncia ao cargo | Foto: Reprodução/Diocese de Nova Friburgo

Em carta aberta aos diocesanos e aos clérigos da Diocese de Nova Friburgo, o bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso renunciou ao cargo neste domingo, dia 22 de dezembro.

O religioso anunciou, em sua decisão, que examinou sua consciência perante Deus, alegou desgaste emocional e psicológico, e afirmou querer viver uma nova etapa em sua vida.

Em trecho do documento, o bispo afirma: “hoje quero partilhar o estado em que me encontro, sinto-me cansado e esgotado, ao longo de toda situação que se arrasta ao longo deste decênio e, particularmente, nestes últimos meses”.

Na carta, o bispo diocesano cita trabalhos realizados durante seu bispado, como a aperfeiçoamento da organização canônica, além de projetos iniciados e que devem seguir sendo tocados pelo próximo líder da Igreja na região, como a criação do Arquivo Diocesano e o Museu Diocesano de Arte Sacra.

Na carta divulgada pela Diocese, Dom Edney afirma que apresentou o pedido de renuncia ao Papa Francisco no último dia 19. Caso o Santo Padre aceite, a definição do novo Bispo dependerá de decisão do Vaticano.

Biografia

O quarto bispo diocesano de Nova Friburgo nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de fevereiro de 1957, e entrou pra o seminário já adulto, aos 27 anos, em 1984. Foi ordenado sacerdote em agosto de 1987 e ordenado bispo em março de 2005.

Foi membro de comissões da Arquidiocese do Rio de Janeiro, chefe interino de gabinete do cardeal Dom Eugênio de Araújo Salles. Foi pároco de igrejas cariocas como da Paróquia Imaculada Conceição, no Recreio dos Bandeirantes e da Paróquia São Pedro do Mar, na Barra da Tijuca.

Foi nomeado Bispo de Nova Friburgo em 20 de janeiro de 2010. Ainda foi conselheiro da PUC-RJ e bispo animador da Pastoral da Educação.

Confira abaixo a carta aberta divulgada pela Diocese

Foto: Divulgação/Diocese de Nova Friburgo


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.