Últimos dias! RioCard deixa de ser aceito nos ônibus de Nova Friburgo a partir de 1º de janeiro
Único cartão aceito no transporte municipal será o Partiu
Partiu será o único cartão de passagem aceito no transporte municipal a partir de 1º de janeiro, em Friburgo
|
Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Friburgo
A partir do dia 1º de janeiro de 2026, o RioCard Mais deixará de ser aceito no transporte público de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro.
O Partiu será o único cartão de passagem admitido.
No momento, os passageiros da cidade vivem um período de transição.
Inicialmente, a troca de cartões poderia ser feita até o dia 18 de novembro, porém a Prefeitura de Nova Friburgo estendeu o prazo.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
A mudança faz parte do novo sistema de bilhetagem eletrônica de Nova Friburgo, anunciado em julho deste ano.
Ao Portal Multiplix, o subsecretário de Serviços Concedidos de Nova Friburgo, Rodrigo Lima, falou obre a implementação:
O município passou a gerenciar o sistema, ficando a empresa apenas com a operação. É um pacote de medidas que envolve a bilhetagem de arrecadação, que é o município que faz o monitoramento através do Centro de Monitoramento, Transparência e Controle (CMTC) e a estrutura de informação para o usuário. É um tripé de ferramentas que o município não tinha e hoje passa a deter essas informações online e de forma instantânea de todo o sistema.
O subsecretário ainda deu um pequeno panorama do uso do Partiu na cidade:
No último mês de novembro, o número de pessoas usando o Partiu nos ônibus da Faol foi maior do que a RioCard, ou seja, é o sinal de que, de fato, o Partiu está sendo aceito e teve adesão da população. A gente vê com bons olhos, com muita alegria, obviamente sabedores de que ainda existem melhorias a serem feitas quanto à recarga, ao acesso ao site, enfim, medidas mais rápidas para que o cidadão possa recarregar e ter acesso ao seu saldo.
Pelas redes sociais, na manhã desta terça-feira, 23, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que "com a atualização do sistema de validadores, o cartão Partiu passa a operar de forma exclusiva nas linhas municipais, mantendo a integração tarifária automática entre ônibus e vans, sem necessidade de cadastro prévio".
O tempo de integração varia de acordo com a linha, garantindo economia e praticidade aos passageiros, conforme publicado.
A prefeitura orientou os passageiros que ainda não trocaram o cartão de passagem a "não deixem para a última hora, a fim de evitar transtornos no início do ano".
Atualmente, são dois modelos disponíveis:
- Cartão Partiu Comum: pessoal e recarregável.
- Cartão Partiu Vale-Transporte: pessoal e intransferível, voltado ao deslocamento casa-trabalho-casa.
De acordo com o governo municipal, a primeira via pode ser solicitada gratuitamente pelo site do Partiu.
Na loja física ou em pontos credenciados, é necessário o pagamento de um depósito de garantia no valor de R$ 4,70, que pode ser devolvido mediante a entrega do cartão quando ele não for mais utilizado.
A prefeitura informou que promotores do Partiu estarão na rodoviária orientando passageiros, esclarecendo dúvidas e prestando detalhes sobre o novo sistema.
Os interessados em adquirir o cartão podem se cadastrar na loja oficial, na rua Ernesto Brasílio, nº 39, no Centro, mesmo local da RioCard, e também nos pontos credenciados.
O Executivo friburguense ressaltou que o RioCard Mais continua válido para as linhas intermunicipas.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






