Nova Friburgo anuncia nova bilhetagem eletrônica para o transporte público municipal
Implantação do sistema será gradual, com início da fase de transição em agosto deste ano

A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, por meio da Secretaria de Governo, lançou nessa segunda-feira, 14, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o novo sistema de bilhetagem eletrônica para o transporte público municipal.
De acordo com o Executivo, a modernização do sistema visa proporcionar mais agilidade, transparência, praticidade e conforto aos milhares de friburguenses que utilizam ônibus e vans municipais diariamente.
A partir de agosto, os passageiros contarão com um cartão exclusivo, o "Partiu", pensado especialmente para o transporte urbano local.
O novo sistema vai funcionar em conjunto com o aplicativo "Bora", em que os usuários poderão acompanhar os horários dos ônibus.
Conforme ressaltou o governo municipal no lançamento, o modelo vai manter a integração tarifária, permitir o monitoramento em tempo real da frota e o aumento do controle da arrecadação.
Durante o evento, o prefeito Johnny Maycon (PL) afirmou que a mudança vai gerar mais eficiência na fiscalização e no planejamento das linhas. Ele ainda falou sobre as novidades estruturais:
Teremos uma central de monitoramento que vai gerar uma série de dados. Além do aplicativo a prefeitura vai disponibilizar 15 painéis, espalhados em pontos estratégicos, onde também poderemos enxergar o dinamismo de cada uma das linhas.
Além de Johnny Maycon, o vice-prefeito Rodrigo Ascoly (MDB) também conversou com a equipe do Portal Multiplix sobre o novo cartão e explicou alguns dos benefícios previstos para a população com o funcionamento do sistema recém-criado:
É um avanço natural, no Rio de Janeiro também teve essa novidade. O usuário vai ter um aplicativo na mão dele, onde vai ver o ônibus que ele vai pegar, o local que está, quanto tempo vai demorar para chegar. Isso é bom para organização do povo e do poder público.
Evento de lançamento ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Ainda de acordo com a prefeitura, a implantação será gradual, com início da fase de transição em agosto deste ano.
Durante esse período, até outubro, o cartão RioCard Mais ainda será aceito no transporte municipal. Após isso, apenas o cartão "Partiu" será utilizado dentro da cidade.
Campanhas de orientação, treinamento de operadores e a criação de postos de cadastramento estão previstas para facilitar a adaptação da população.
A prefeitura reforçou que todas as etapas serão amplamente divulgadas para garantir uma transição segura e informada.
Após a fase de transição, o RioCard Mais continuará válido apenas no transporte intermunicipal.
Sobre a licitação
A prefeitura publicou, em setembro do ano passado, no Diário Oficial, o termo de julgamento do pregão eletrônico para a contratação da empresa que prestará o serviço de gerenciamento do Sistema de Bilhetagem Eletrônica e monitoramento do transporte coletivo municipal.
Conforme divulgado pelo Executivo, foi "aceito e habilitado para a empresa Riocard Tecnologia da Informação S/A, CNPJ 09.127.934/0001-63, líder do consórcio 'Mais Friburgo', juntamente com as empresas Prodata Mobility Brasil S/A Rio Service Informatica e Consultoria LTDA, pelo melhor lance para o item 1, com valor total de R$ 14.652.000".
Como informado pelo governo municipal na época da homologação, a contratação tem como objeto o fornecimento, instalação, configuração, manutenção, implantação, suporte e treinamento de sistema de bilhetagem eletrônica para o transporte público coletivo da cidade.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!