MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Por que o Dia das Crianças é comemorado no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida?

Um político de Nova Friburgo foi o responsável por instituir a lei criando a data em comemoração aos pequenos

Por Isadora Jaron
12/10/20 - 08:18
Por que o Dia das Crianças é comemorado no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida? Dia das Crianças é celebrado nesta segunda-feira | Foto: Banco de Imagens

Tudo começou no Congresso Sul-Americano da Criança, sediado no Rio de Janeiro, que na época era a capital federal, em 12 de outubro de 1923. O Dia das Crianças estava prestes a nascer. E foi um político de Nova Friburgo, Galdino do Valle Filho, que instituiu a lei no Brasil, criando o dia nacional em comemoração aos pequenos.

O Congresso Sul-Americano foi um evento que reuniu políticos de vários países em um encontro com estudiosos sobre a infância. Foram discutidas pautas sobre questões educacionais, de desenvolvimento e alimentares. E na época, o tema gerou grande repercussão.

Ao notar o impacto do congresso e as discussões sobre o assunto, Galdino do Valle Filho, que tinha acabado de ser eleito deputado federal, propôs uma lei, em 1924, instituindo o dia 12 de outubro como Dia das Crianças no Brasil. O então presidente da República Arthur Bernardes sancionou o Decreto 4.867, tornando oficial a data.

Portanto, não passa de uma coincidência o fato de o Dia das Crianças e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, serem celebrados no mesmo dia.

Desde 1930, a santa é oficialmente a padroeira do país, após um decreto papal. Porém, só em 1980, quando o papa João Paulo II esteve no Brasil, que o então presidente João Figueiredo declarou feriado nacional no dia 12 de outubro.

Outros países:

O Dia das Crianças é celebrado em diferentes datas mundo afora. Na Suíça, por exemplo, devido à Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança, em Genebra, realizado no dia 1º de junho de 1925, a data entrou para o calendário suíço. E também se tornou internacional, já que países como Eslovênia, Polônia, Portugal, China e Angola também adotaram essa data.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 20 de novembro é considerado o Dia Mundial da Criança. Isso, porque em 1959 foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança. Países como Reino Unido, Canadá, Trinidad e Tobago, Finlândia e França também celebram a data em seus calendários.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.