MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

13º Festival de Truta acontece durante o mês de novembro, em Nova Friburgo

Edição deste ano tem a participação de 35 restaurantes. Entre as novidades, está um concurso de receitas aberto à participação da população

Por Redação Multiplix
04/11/19 - 11:31
13º Festival de Truta acontece durante o mês de novembro, em Nova Friburgo 13ª edição do Festival de Truta de Nova Friburgo terá a participação de 35 restaurantes | Foto: Arquivo/Amanda Tinoco

Durante todo o mês de novembro, acontece o já tradicional Festival de Truta de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. O evento, que comemora sua 13ª edição, visa valorizar e incentivar a qualificação da culinária, potencializar o turismo e fortalecer a cadeia produtiva da truta na região.

São mais de 35 estabelecimentos que participarão do festival esse ano. De acordo com os chefs responsáveis, a truta é um peixe de textura tenra e sabor delicado. Durante o evento, ela ganhará molhos especiais e o cliente poderá degustar receitas saborosas e exclusivas.

“A truta além de ser um alimento de baixa caloria, é rico em vitaminas, sais minerais, cálcio e fósforo. Com alto teor proteico e de ômega 3, a truta é coadjuvante na prevenção de doenças cardiovasculares. E o Festival de Truta ajuda não só a divulgar os restaurantes, mas também a divulgar esse alimento saudável. Nosso restaurante servirá, esse ano, o prato Truta da montanha com ovas defumadas”, conta a proprietária do restaurante Arco Íris Truta, Tenilza Cordeiro.

Para se ter uma ideia da importância da truta a cidade, no período de 2018/2019, foram produzidas dez toneladas do peixe no município, segundo a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). A maior concentração de produção está em Lumiar, na localidade de Macaé de Cima, além de Salinas e Três Picos.

Nova Friburgo produz cerca de dez toneladas de truta por ano, segundo dados da FiperjNova Friburgo produz cerca de dez toneladas de truta por ano, segundo dados da Fiperj | Foto: Banco de Imagem

Para o presidente da Associação de Aquicultores da Região Serrana, Frederico Lucho, o festival é uma oportunidade do produtor rural apresentar seus produtos para a comunidade e turistas.

“É um período de alta na produção de truta e um excelente momentos para escoar os produtos. Além disso, o evento atrai turistas, aumenta o consumo dos restaurantes, hotéis, pousadas e no comércio como um todo. A truta produzida em Nova Friburgo é diferenciada, faz parte de uma cadeia familiar, ou seja, não são utilizados medicamentos, antibióticos, nada que interfira no desenvolvimento do peixe”, ressalta.

Este ano, a organização realizará um concurso de receita, que será aberto para todo o público. Todo mundo poderá enviar uma receita com truta e participar da competição. No final do evento, a receita vencedora será reproduzida por um chef.

“O peixe harmoniza bem com vinhos, proporcionando ao comensal um casamento perfeito. Além do prazer degustativo, o evento estimula o turismo da cidade. Nova Friburgo é procurado pela exuberância da natureza, das cachoeiras, das flores, do clima, do sossego. A gastronomia vem para somar tudo de bom que o turista normalmente já encontra aqui”, diz a proprietária do restaurante Viva Rô, Rosane Salcedo.

O festival acontece nos restaurantes participantes durante o mês de novembro. As informações completas sobre o festival podem ser encontradas no site: www.festivaldetruta.com.br ou por meio do telefone (22) 98829-2912.

Sobre a produção de truta em Nova Friburgo e no Brasil

O cultivo da truta no Brasil começou em 1949, quando os primeiros ovos foram trazidos da Dinamarca para as serras do país. A região que se estende entre as vilas de Mury, Lumiar e São Pedro da Serra é considerada um dos maiores polos de truticultura do estado do Rio, tendo também a região dos Três Picos com uma produção significativa. Este fato se deve pelas condições ambientais encontradas nas montanhas e na pureza das águas, o que é fundamental para a sobrevivência e reprodução dessa espécie.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.