Diversos eventos estão previstos e poderão ser observados na Região Serrana do Rio

Por Sara Schuabb
10/01/19 - 14:26
Superluas, chuvas de meteoros e eclipses! Confira o calendário astronômico de 2019 Friburgo foi indicada pela Revista Galileu como um dos dez melhores céus para observação astronômica | Foto: João Luccas Oliveira

O planeta Terra gira em torno do Sol como um pião, com uma inclinação de 23,5° no eixo de rotação. E é essa disposição em declive que é responsável pelas mudanças das estações do ano e também pelos diferentes pontos cósmicos que avistamos no céu. Em 2019, o calendário astronômico, para quem mora no hemisfério sul, promete surpreender os observadores com superluas, chuvas de meteoros, eclipses lunares, dentre outras aparições luminosas no espaço.

De acordo com o professor de física, matemática, astronomia e diretor do planetário de Nova Friburgo, Reinaldo Ivanicska, Friburgo foi listada pela Revista Galileu como um dos dez melhores céus do Brasil para observação astronômica.

“Friburgo tem um céu privilegiado. No mês de janeiro vamos ter eclipse lunar, também conhecido como lua de sangue, que é quando a lua aparece avermelhada devido ao fenômeno de refração da luz do sol passando pela atmosfera da Terra. Esse fenômeno deve acontecer na madrugada do dia 21 , por volta das 2h às 4h30 da manhã. Se o tempo estiver bom vai ser um espetáculo, diz”.

Os astrônomos dizem que os melhores pontos para observar o céu normalmente estão localizados a mais de 50 km dos grandes centros urbanos. Para conseguir fazer uma observação límpida dos astros no espaço, o diretor do planetário sugere procurar lugares longe da poluição luminosa e atmosférica.

“Para observação de eclipse, por exemplo, basta só olhar para o céu, mas, para as chuvas de meteoros, os lugares mais afastados do centro, como São Lourenço, em Salinas, Amparo, são mais apropriados”, explica.

Confira o calendário astronômico de 2019:

• Em 21 de janeiro – Superlua de sangue;

• Em 19 de fevereiro – Superlua;

• Em 21 e 22 de abril – Chuvas de meteoros Líridas

• 05 a 06 de maio – Partículas do cometa Haley – chuva de meteoritos;

• 10 de maio – Júpiter em oposição, maior aproximação da Terra;

• 2 de julho – Eclipse solar parcial;

• 9 de julho – Saturno em oposição, maior aproximação da Terra;

• 16 de julho – Eclipse lunar parcial;

• 12 e 13 de agosto – Chuvas de meteoros Perseidas;

• 11 de novembro – Transição de Mercúrio pelo Sol;

• 17 e 18 de novembro – Chuva de meteoros Leônidas;

• 13 e 14 de novembro – Chuva de meteoros Geminídeos.

Planetário de Nova Friburgo

O Planetário promoverá, no dia 21 de janeiro, segunda-feira, às 18h, uma palestra sobre eclipse lunar visível em Nova Friburgo, proferida pelo professor de física, matemática e astronomia Reinaldo Ivanicska. O planetário, situado na Av. José Pires Barroso, 644 – Cônego (Via expressa), Nova Friburgo, também oferece atividades para escolas públicas e particulares. Mais informações no (22) 98111-9788.