MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Retrospectiva 2019: Confira o que foi notícia em Teresópolis durante este ano

Veja as situações que marcaram os teresopolitanos na economia, cultura, turismo, saúde, segurança e muito mais

Por Redação Multiplix
31/12/19 - 16:05
Retrospectiva 2019: Confira o que foi notícia em Teresópolis durante este ano Teresópolis, na Região Serrana do Rio, foi marcada por diversos acontecimentos em 2019 | Foto: Acervo/João Luccas Oliveira

Saúde, economia, turismo, meio ambiente... o Portal Multiplix reuniu as notícias que marcaram os setores da cidade de Teresópolis, na Região Serrana do Rio.

Cotidiano

A cidade de Teresópolis, rendeu muitas matérias neste ano, que passaram desde um pedido de impeachment do prefeito Vinicius Claussen até a implementação de novas tarifas de ônibus.

O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen (PPS) conseguiu manter as gratuidades para os idosos entre 60 e 64 anos, que seriam suspensas. Teresópolis foi o que apresentou maior crescimento populacional em relação ao mesmo período de 2018, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou um inquérito civil público, para apurar eventual má utilização das verbas arrecadadas com a contribuição de iluminação pública no município.

No documento, o órgão afirma, ainda, ter ciência da precariedade da rede de iluminação pública do município, conforme a população tem reclamado.

Saúde

Na área da saúde, os hospitais particulares que atendem também à rede pública passaram por reestruturação nos atendimentos. Mais de 48 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe H1N1 na cidade.

Foi anunciada, também, a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município.

Meio Ambiente

Em 2019, o Portal Multiplix mostrou de perto a maior unidade de conservação do estado do Rio, o Parque Montanhas de Teresópolis, e também acompanhou os 80 anos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), que possui mais de 100 espécies de animais em extinção.

A prefeitura do município deu início à contratação de uma empresa que realizará os serviços de abastecimento, distribuição e tratamento de água e esgoto no município, e a reportagem do Portal mostrou que, mesmo interditado, o Aterro do Fisher segue em funcionamento no município.

Cultura

O Carnaval de Teresópolis movimentou cerca de noventa mil pessoas neste ano, apesar de não contar com desfiles de escolas de samba desde 2011.

Locais importantes para a história da cidade foram visitados pelas equipes de reportagem, como o Mirante das Lendas e a Casa de Memória Arthur Dalmasso, que recebeu, em 2019, a 13ª edição da Primavera dos Museus.

Turismo

A temporada anual de montanhismo de Teresópolis foi destaque na área de turismo, assim como dicas de trilhas para fazer no Parnaso e de feirinhas de diversos estilos a serem visitadas na cidade.

Educação

Durante 2019, o município de Teresópolis foi reconhecido pela Unesco por levar de volta à escola 300 crianças e adolescentes. Apesar do título, a cidade sofreu a perda do curso de graduação em Turismo oferecido pela Uerj.

Ciência e Tecnologia

A criação de um parque tecnológico, em parceria com outras cidades da Região Serrana, foi um dos marcos no cenário da ciência em Teresópolis, assim como a classificação do jovem Ramon Chaves em sétimo lugar em um torneio mundial de jogos eletrônicos.

Novidades tecnológicas como a opção de autoatendimento em um supermercado da cidade e os robôs que superam obstáculos, criados por estudantes do município fizeram a vida do teresopolitano mais prática.

Segurança e Trânsito

Teresópolis começou 2019 com a troca do comando da Polícia Civil. Além disso, em janeiro, a cidade ganhou vagas de curta duração, com paradas de 15 minutos, visando a melhoria no trânsito e a rotatividade dos veículos nos estacionamentos públicos.

Já no mês de março, começou a integração dos ônibus, que foi dividida em várias etapas.

Os bombeiros trabalharam bastante em 2019, resgatando quem decidiu se aventurar nas trilhas e montanhas da cidade, nos acidentes domésticos e nos incêndios nas matas de Teresópolis.

Em julho, a Polícia Rodoviária Estadual inaugurou, na RJ-130, em Teresópolis, o posto de segurança para as ocorrências de trânsito na estrada. Teresópolis sediou o seminário Região Serrana Mais Segura: propostas e desafios, em que foi divulgado o número de prisões na Região Serrana, que registou aumento no primeiro semestre do ano.

No final do mês de agosto, Teresópolis assinou um convênio de cooperação técnica com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), para obras de melhoria das estradas estaduais sob gestão do departamento.

Economia

No início do ano Teresópolis foi classificada como a terceira cidade do estado que mais gerou empregos em 2018, de acordo com dados do Caged. O município seguiu sendo destaque na geração de empregos durante todo o ano.

A cidade ficou em evidência quando foi eleita, pelo Sebrae do estado do Rio, a cidade empreendedora de 2019. Além disso, o município da Região Serrana foi citado no ranking das 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios, feita exclusivamente para a Revista Exame.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.