MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis aparece pela primeira vez no ranking 'Melhores Cidades para Fazer Negócios'

Levantamento, que leva em consideração diversos indicadores, é feito pela Urban Systems para a Revista Exame

Por Redação Multiplix
31/10/19 - 10:26
Teresópolis aparece pela primeira vez no ranking 'Melhores Cidades para Fazer Negócios' Teresópolis, na Região Serrana do Rio, está entre os melhores municípios do país para fazer negócios | Foto: Divulgação/Jeferson Hermida

Pela primeira vez, Teresópolis, na Região Serrana do Rio, é citada no ranking das 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios. O levantamento, divulgado neste mês de outubro, é feito com base em indicadores sociodemográfico, econômico, de saúde, educação, financeiro, transporte e infraestrutura.

O estudo é elaborado pela empresa de consultoria Urban Systems, com exclusividade para a Revista Exame, especializada em economia, negócios, política e tecnologia. Posteriormente, é divulgado de forma ampla para todos os atores, privados e públicos, envolvidos no desenvolvimento das cidades brasileiras.

A ampliação da rede de fibra óptica e de conexões de ultra banda larga deram destaque ao município no indicador 'Infraestrutura’, colocando a cidade na 65ª posição.

“Muito bom ver Teresópolis citada de forma positiva em um estudo tão sério quanto este. A colocação da cidade nesse ranking se deve a um trabalho comprometido da iniciativa privada”, comemora o prefeito Vinicius Claussen.

Ainda de acordo com o chefe do executivo teresopolitano, a prefeitura vai continuar a investir na desburocratização de procedimentos para impulsionar o ambiente de negócios e também em ações de infraestrutura, de saúde e de educação, prioritariamente, para que o município suba no ranking também por iniciativas do poder público.

Sobre o ranking

A pesquisa pioneira se originou de um estudo realizado pela Urban Systems e também publicado pela Revista Exame, em 2011, que apontou as principais microrregiões que seriam os novos vetores de desenvolvimento do Brasil.

A partir de 2014, a Urban Systems adaptou o estudo e a visão dos fenômenos, para avaliar todos os municípios com mais de 100 mil habitantes, para identificar as 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios.

O estudo é feito com base em levantamento de dados e indicadores das cidades analisadas e compreende a ponderação de cada informação em relação aos municípios analisados na pesquisa.

Já são seis publicações anuais realizadas, a última, publicada na edição 1.195 da Revista Exame, em 2019.

Pedidos de análise e emissão de alvará podem ser feitos pela internet

A Prefeitura de Teresópolis anunciou, na última semana, que todos os empreendedores que desejam formalizar pedido de análise e emissão de alvará pelo Sistema de Registro Integrado (Regin), podem fazê-lo por meio eletrônico.

O objetivo da medida é desburocratizar ainda mais os procedimentos de abertura de empresas no município.

Dessa forma, o contribuinte, com acesso pela internet, por meio do Regin, não precisa comparecer à prefeitura para dar entrada no pedido de alvará.

O secretário de Fazenda, Fabiano Latini, frisa que o contribuinte que não tem acesso à rede ou que prefere vir à prefeitura para realizar o pedido de alvará, pode ir ao Espaço do Empreendedor.

No loca, será atendido pelos agentes de desenvolvimento e pela coordenadora do Espaço, para orientá-lo como fazer o processo eletronicamente.

O Espaço do Empreendedor está instalado no 1º piso da prefeitura (av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea) e funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.