MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis ganha prêmio da Unesco por levar 300 crianças e adolescentes de volta à escola

Premiação é um reconhecimento pelo alcance das metas do Programa Busca Ativa Escolar

Por Redação Multiplix
20/06/19 - 13:37
Teresópolis ganha prêmio da Unesco por levar 300 crianças e adolescentes de volta à escola Secretária de Educação de Teresópolis em meio a representantes de outros municípios durante a premiação | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

Teresópolis recebeu reconhecimento público do Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância – pelo alcance das metas do Programa Busca Ativa Escolar, que visa identificar crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola e criar as condições para que voltem aos bancos escolares.

A premiação ocorreu na terça-feira, 18 de junho, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, durante o Seminário Nacional do Programa Busca Ativa Escolar. Dos 39 municípios do Rio de Janeiro convidados a participar do programa, 26 aderiram ao Busca Ativa e apenas 11 receberam o reconhecimento.

Além da premiação, Teresópolis foi uma das três cidades convidadas para apresentar seu caso de sucesso para o público do seminário. Ao longo de menos de seis meses de implementação do projeto, o município identificou que havia um alto índice de crianças e adolescentes fora da escola, em torno de 10%. Com as ferramentas e metodologia do Programa Busca Ativa e ações práticas realizadas, a cidade pode comemorar o retorno de 300 crianças e adolescentes para a escola.

“Esse resultado só foi possível pelo trabalho conjunto entre as secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Cultura, Esportes e de Segurança, além da Vara da Infância e da Juventude e dos Conselhos Tutelares. Foi só o primeiro passo. Precisamos continuar trabalhando para que nenhuma criança esteja fora da escola. Como diz o slogan do Programa Busca Ativa: Fora da escola não pode!”, afirmou a Secretária de Educação, Rosana Mendes.

Da esquerda para a direita: a coordenadora operacional do Busca Ativa Escolar, Vanda Figueiredo, o prefeito Vinicius Claussen e a secretária de Educação Rosana MendesDa esquerda para a direita: a coordenadora operacional do Busca Ativa Escolar, Vanda Figueiredo, o prefeito Vinicius Claussen e a secretária de Educação Rosana Mendes | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

Segundo o prefeito Vinicius Claussen, que acompanhou o evento, o combate à evasão escolar é fundamental para manter as crianças e os adolescentes longe da violência. “Parabenizo a Secretaria de Educação, que prontamente recebeu o programa, cumpriu as exigências e, em pouquíssimo tempo, alcançou esse excelente resultado”, afirmou.

Sobre o Programa Busca Ativa

O Busca Ativa Escolar foi desenvolvido pelo Unicef, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

Após a implantação do Busca Ativa Escolar no município, cada secretaria, ou grupo, mantém um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno ou aluna na escola.

Os diretores alimentam os dados dos alunos e o monitoramento de frequência é regular. Decorrido um ano, e não tendo sido constatado problema com a criança ou o adolescente (re)matriculado, o caso recebe o estado de Concluído. Caso seja verificada a evasão, o caso recebe o estado Fora da escola.

Todo o processo pode ser feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo, como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) e smartphones.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.