MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Projeto-piloto: Cabo Frio e Macuco são escolhidas para usar armadilhas de monitoramento do Aedes aegypti

Secretaria de Estado de Saúde coordena implantação de nova ferramenta contra a dengue em dez cidades

Por Rômullo Espíndola
23/03/23 - 09:26
Cabo Frio e Macuco são escolhidas para usar armadilhas de monitoramento do Aedes aegypti Projeto vai aprimorar o monitoramento da infestação pelo mosquito | Fotos: Divulgação/Prefeitura de Macuco e Prefeitura de Cabo Frio

As cidades de Cabo Frio, na Região dos Lagos, e Macuco, na Região Serrana, ambas pertencentes à área de cobertura do Portal Multiplix, foram selecionadas ao lado de outros oito municípios do Estado do Rio de Janeiro para participar de um projeto-piloto que vai aprimorar o monitoramento da infestação pelo mosquito Aedes aegypti no ambiente.

O treinamento para a implantação dessa nova ferramenta foi coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e reuniu profissionais das equipes municipais de vigilância epidemiológica e ambiental de 68 municípios, diante do cenário de aumento de casos de dengue no estado.

De acordo com a secretaria, o projeto é voltado para as chamadas 'ovitrampas', que são armadilhas que atraem fêmeas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, tornando mais sensível o monitoramento do ambiente.

Encontro reuniu profissionais das equipes municipais de vigilância epidemiológicaEncontro reuniu profissionais das equipes municipais de vigilância epidemiológica | Foto: Divulgação/SES-RJ

No encontro, que aconteceu na última semana, a equipe da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde esclareceu as dúvidas sobre a implantação das ovitrampas e os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela SES-RJ para o início do projeto.

Ainda de acordo com a SES-RJ, neste primeiro momento, os municípios selecionados foram os seguintes: Cabo Frio, Macuco, Vassouras, Volta Redonda, Itaboraí, Nova Iguaçu, Itaguaí, Campos dos Goytacazes, Itaperuna e Saquarema.

O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES-RJ, Mário Sérgio Ribeiro, explicou como será o processo de instalação das armadilhas e o monitoramento:

O monitoramento do mosquito com ovitrampas é uma metodologia extremamente sensível. Ela simula o ambiente perfeito para a procriação do Aedes aegypti. Essa metodologia tem característica de atração e funciona da seguinte forma: um vaso preto é preenchido com água e levedura de cerveja, que fica parada, atraindo as fêmeas dos mosquitos para a postura de ovos.

O superintendente explica ainda que, neste vaso, é inserida uma palheta de madeira para facilitar que a fêmea do Aedes coloque os ovos. Ela desova dentro da armadilha e os agentes de saúde realizam a coleta periódica desse recipiente.

A implementação da vigilância por meio das armadilhas foi apresentada pelo pesquisador do Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), José Bento Pereira Lima.

A responsável pela Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Zoonoses da SES-RJ, Cristina Giordano, abordou o cenário epidemiológico das arboviroses urbanas no estado do Rio.

Os agentes que compõem as equipes municipais de vigilância também assistiram a uma palestra sobre o “Fortalecimento da Entomologia para a Vigilância do Aedes”, ministrada pela consultora técnica da Coordenação Geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, Poliana Lemos.

A Secretaria de Estado de Saúde ainda não divulgou uma data de quando o projeto será iniciado.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.