MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Alerta vermelho: número de vítimas de importunação sexual aumenta na Região dos Lagos

Araruama é a cidade que teve a maior crescente de casos na região, entre 2021 e 2022

Por Rômullo Espíndola
12/05/23 - 15:57
Alerta vermelho: número de vítimas de importunação sexual aumenta na Região dos Lagos Vítima pode fazer a denúncia no Centro de Atendimento à Mulher | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O cenário para as mulheres que vivem na Região dos Lagos do Rio é alarmante, conforme mostra o levantamento mais recente do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP) sobre importunação sexual.

De acordo com dados do instituto, foi registrado no estado um aumento de 42%, entre 2021 e 2022. Os números subiram de 1.213 para 1.723 entre as cidades do Rio.

A Região dos Lagos também acompanhou essa crescente, apresentando números ainda mais expressivos. O salto foi de 67%, com um aumento de 55 para 92 casos.

Araruama

Entre as sete cidades da região, a que mais apresentou crescimento foi Araruama, conforme mostra o ranking das cidades.

Segundo o ISP, a alta foi de 366%, saindo de três casos, em 2021, para 14, em 2022.

O instituto aponta ainda que a maioria das ocorrências de violência em Araruama aconteceu contra jovens entre 15 e 29 anos.

Cabo Frio

O ranking mostra ainda que, entre as cidades da área de cobertura do Portal Multiplix, Cabo Frio vem na sequência com mais número de casos, apresentando um aumento de 52% entre 2021 e 2022. Anteriormente, eram 19 vítimas. Com esse levantamento, já são 29 registros.

No município, em 2021, a maioria dos casos aconteceu contra adultos entre 30 e 59 anos, sendo dez registros. No ano seguinte, dos 29, 15 vítimas foram crianças de zero a 17 anos, segundo os dados do ISP.

Búzios

Armação dos Búzios vem logo em seguida, apresentando um aumento de 50%. De dez vítimas, agora já são 15. No município, a grande maioria das ocorrências foi registrada contra jovens de 15 a 29 anos.

Arraial do Cabo

Por último vem Arraial do Cabo, que manteve os mesmos dados nos dois anos. Tanto em 2021 quanto 2022 a cidade registrou quatro casos, sendo jovens de 15 a 29 anos a maior parte das vítimas, aponta o levantamento.

Como denunciar?

Diante do aumento das denúncias de importunação sexual, é essencial que a população esteja informada sobre como agir e a quem recorrer em caso de ser vítima ou testemunha de tais ocorrências.

A vítima de importunação sexual deve fazer a denúncia para a Polícia Militar, ligando para 190, ao Centro de Atendimento à Mulher, pelo número 180, ou ainda para a Guarda Municipal.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.