MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Todos os leitos Covid de hospitais das redes pública e particular de Friburgo estão zerados

Prefeitura diz que irá manter leitos e profissionais destinados ao tratamento da doença no Hospital Raul Sertã

Por Natalia Amorim
25/03/22 - 14:15
Todos os leitos Covid de hospitais das redes pública e particular de Friburgo estão zerados Prefeitura garantiu que irá manter leitos destinados ao tratamento da doença | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O último boletim com a taxa de ocupação dos leitos dos hospitais de Nova Friburgo, na Região Serrana, emitido pela prefeitura nesta quinta-feira, dia 24, mostra um cenário de aparente tranquilidade em relação à Covid-19. No documento, todos os hospitais do município aparecem com os leitos Covid de CTI e enfermaria zerados. A primeira vez que isso aconteceu foi entre as festas de Natal e Réveillon.

Ainda de acordo com o último boletim, nessa quinta foram realizados 77 testes. Deste número, apenas quatro testaram positivo para Covid-19 e 73 deram negativo, o que representa 94,80% do total.

Nos últimos dez dias, o município registrou ainda três óbitos por Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde, todos os pacientes tinham mais de 60 anos, estavam vacinados com as duas doses e apresentavam comorbidades.

Apesar do baixo índice de contaminação no município, a prefeitura garantiu que irá manter os leitos destinados ao tratamento da doença no Hospital Municipal Raul Sertã, pelo menos por enquanto:

A partir do momento que a gestão, junto com os profissionais técnicos da pasta, julgarem seguro dar mais este passo em relação à pandemia, isso será feito com cautela e segurança.

A prefeitura associou também o cenário da baixa contaminação à alta cobertura vacinal, especialmente com a aplicação da primeira e segunda doses.

Entretanto, o governo municipal salienta a importância de manter os cuidados de proteção e alerta que as pessoas que estejam com a dose atrasada devem procurar um posto de vacinação.

Na última sexta-feira, dia 18, a prefeitura decretou a liberação do uso da máscara de proteção facial em ambientes fechados, considerando a evolução do quadro epidemiológico do município. A flexibilização total do uso do equipamento de proteção ainda é considerada precoce por especialistas neste momento.

A pneumologista Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e uma das principais vozes no enfrentamento à Covid-19 no país, declarou recentemente em suas redes sociais a importância de manter o uso da máscara, mesmo diante da baixa taxa de infecção.

“Temos a clara consciência de que as medidas ditas não farmacológicas, particularmente o uso de máscaras em ambientes fechados, permanecem recomendadas, mesmo com boas taxas de vacinação alcançadas e o impacto que observamos. Está demonstrado que o contágio da doença, independentemente da cepa circulante, é ambiental, por aerossol, e portanto, a proteção individual e coletiva é, a meu juízo, tempestiva e ainda prevalece como medida sanitária".

Vale lembrar que a China registrou na última semana um recorde de casos desde a primeira onda, em 2020. Mais de dez cidades foram totalmente isoladas. A pandemia também voltou a preocupar em outros países na Ásia e Europa.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.