MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo e Arraial do Cabo decretam liberação do uso de máscaras em locais fechados

Especialistas consideram a medida precoce para um cenário ainda instável

Por Redação Multiplix
21/03/22 - 11:49
Nova Friburgo e Arraial do Cabo decretam liberação do uso de máscaras em locais fechados Liberação total do uso de máscaras ainda é questionado pelos especialistas | Foto: Banco de imagem

Na última sexta-feira, dia 18, a Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana decretou a dispensa da obrigatoriedade do uso das máscaras de proteção em ambientes fechados na cidade. O documento, no entanto, faz algumas ressalvas. O uso de máscaras permanece sendo obrigatório em “locais de assistência à saúde e/ou de interesse à saúde”.

Além disso, recomenda-se também o uso do equipamento de proteção respiratória nas unidades educacionais. Em suas redes sociais, o chefe do Executivo, Johnny Maycon, falou ainda sobre a necessidade de se manter o uso das máscaras dentro dos transportes públicos. A liberação do uso em locais abertos já havia sido decretada há dez dias.

Também foi dispensado o uso do item de proteção individual, tanto em locais abertos e fechados, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, que também publicou decreto com medida semelhante, na última sexta, dia 18.

O município revogou o decreto que estipulava a criação de um comitê de enfrentamento a Covid-19 e tornou obrigatória a exigência de um comprovante de vacinação de, pelo menos, duas doses contra a Covid-19 em hotéis e pousadas locais.

Opinião de especialista

Em entrevista ao Portal Multiplix, a infectologista Délia Engel disse que a classe médica considera muito precoce a liberação total do uso do item de proteção individual neste instante.

Na opinião da profissional, embora estejamos em um momento mais tranquilo da pandemia, ainda não há ciência se acontecerá no país a disseminação de uma nova variante e o cenário ainda é muito instável.

“Apesar de termos passado o Carnaval muito bem, que era o nosso grande temor, porque foram realizadas as festas particulares, mesmo com o evento adiado, o momento ainda é de cuidado. As crianças ainda não foram totalmente vacinadas, as abaixo de cinco anos não receberam nenhuma dose ainda. Os idosos acima de 60 anos e principalmente os acima de 80 já receberam a quarta dose da vacina há mais de quatro meses, isso expõe parte da população ao adoecimento. Principalmente aquela que está exposta a locais fechados, sem ventilação, como o transporte público, por exemplo”, ponderou.

Veja as cidades que flexibilizaram o uso das máscaras no interior do Rio.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.