MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Paciente identificado com varíola dos macacos em Búzios recebe alta; RJ já tem 81 casos da doença

Parentes estão sem sintomas, mas continuam sendo monitorados no balneário

Por Déborah Carvalho
20/07/22 - 17:38
Paciente identificado com varíola dos macacos em Búzios recebe alta; RJ já tem 81 casos da doença Paciente ficou internado no Hospital Municipal Rodolpho Perissé, em Búzios | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

Recebeu alta nessa terça-feira, dia 19, o primeiro morador de Búzios, na Região dos Lagos do Rio, diagnosticado com a varíola dos macacos (monkeypox).

O diagnóstico do paciente foi feito na última semana pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde da cidade. O morador foi encaminhado ao isolamento domiciliar e acompanhado pelas equipes de saúde durante todo o período de recuperação.

Segundo o município, o homem de 40 anos, que teve os sintomas identificados após chegar de uma viagem ao exterior no início deste mês, está curado e não apresenta sequelas. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, os familiares do paciente estão sem sintomas da doença, mas, continuam sendo monitorados.

“Este é, até o momento, o único caso registrado em Búzios, e as medidas de segurança foram tomadas rapidamente. A Secretaria de Saúde está, desde que os primeiros casos da doença surgiram na Europa, preparada para lidar com essa demanda”, reforça o secretário de Saúde, Leônidas Heringer.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a doença branda e não há mortes registradas. Mas, em caso de percepção dos sintomas semelhantes aos da varíola dos macacos, o morador de Búzios deve procurar a unidade de saúde mais próxima, prioritariamente as policlínicas, ou o Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP), no bairro São José, para o exato diagnóstico.

O município informou que conta com profissionais especializados e os instrumentos para a realização dos exames.

Em uma reportagem do Portal Multiplix no mês passado, quando surgiram os primeiros casos suspeitos da varíola dos macacos, na Região dos Lagos, o infectologista e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), André Ricardo Araújo da Silva, explicou os riscos da doença.

Crescem os números da doença

O município reforça a importância da caderneta de vacinação atualizada. O sistema imunológico forte é crucial para que o organismo humano se defenda da doença.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil possui hoje 449 casos da varíola dos macacos.

Até esta quarta-feira, dia 20, o estado do Rio contabilizou 81 casos confirmados. Além do único registro na Região dos Lagos, um caso foi identificado no Noroeste Fluminense e outros 79 na Região Metropolitana. Ainda segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio, 21 casos estão sendo investigados e outros 70 foram descartados.

Orientações

O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica para orientar as equipes de atenção primária à saúde sobre a varíola dos macacos.

O documento informa sobre as características clínicas da doença, procedimentos a serem adotados na triagem e os tratamentos adequados.

Aos profissionais da saúde é recomendado o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). O paciente deve ficar em isolamento.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.