MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Búzios registra primeiro caso de varíola dos macacos

Informação foi confirmada nesta quinta-feira, 14, pela Secretaria Municipal de Saúde

Por Vinícius Pereira
14/07/22 - 17:12
Búzios registra primeiro caso de varíola dos macacos Secretaria de Saúde de Búzios monitora o caso | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, registra o primeiro caso de varíola dos macacos. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 14, pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a prefeitura, trata-se de um homem de 40 anos, morador do balneário e que havia voltado de uma viagem a Barcelona, na Espanha. O paciente foi atendido na Policlínica do bairro Manguinhos no dia 7 de julho.

Diante da suspeita, as equipes acomodaram o morador em uma sala especial para análise clínico-epidemiológica e para fazer a coleta de material para exames. Logo após, o paciente foi encaminhado para isolamento domiciliar e assim evitar o contágio para outras pessoas.

Ainda de acordo com a prefeitura, o quadro de saúde do homem é estável, e a Secretaria Municipal de Saúde monitora o caso.

“Não há motivos para pânico, a varíola dos macacos é uma doença que tende a ser leve e, geralmente, os pacientes se recuperam em algumas semanas sem tratamento específico, apenas com repouso, muita hidratação oral, além de medicações para diminuir o prurido e controle de sintomas como febre ou dor. Este é, até o momento, o único caso registrado em Búzios, e as medidas de segurança foram tomadas rapidamente e está controlado. A Secretaria de Saúde está, desde que os primeiros casos surgiram na Europa, preparada para lidar com essa demanda”, disse o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, tranquilizando a população.

Os principais sintomas da varíola dos macacos são febre, dores de cabeça, nas costas e nos músculos, cansaço, calafrios e lesões na pele. A Monkeypox é semelhante à varíola humana, que foi erradicada em 1980.

A prefeitura pede que em caso de percepção dos sintomas da doença, o morador procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, dando prioridade para as policlínicas ou o Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP). Estes locais possuem instrumentos específicos para a realização dos exames.

O estado do Rio já confirmou 45 casos de monkeypox. Os dados oficiais apontam que até a última quarta-feira, 44 notificações foram registradas na Região Metropolitana e, uma, na Região dos Lagos.

O Brasil tem 310 casos confirmados da varíola dos macacos, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde reforça que embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não tem relação com esses animais.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.