Inmet emite alerta de chuvas intensas para Friburgo e Teresópolis; acumulado pode chegar a 150 mm
Próximos dias devem ser marcados por tempo instável em todo o estado do Rio, com pancadas típicas do verão
Mudança no tempo está relacionada à passagem de uma frente fria pelo litoral, que provocou áreas de instabilidade na Região Sudeste
|
Foto: Jean Teixeira
A partir desta sexta-feira, 20, a Região Serrana do Rio de Janeiro terá dias marcados por instabilidade, pancadas de chuva e queda gradual nas temperaturas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta manhã dois alertas de chuvas intensas, com classificação de perigo e perigo potencial, válidos até as 23h59 de sábado, 21.
O aviso inclui municípios da área de cobertura do Portal Multiplix, como Nova Friburgo e Teresópolis.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
De acordo com o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ), os próximos dias serão marcados por tempo instável em todo o estado, com pancadas de chuva típicas do verão, principalmente no período da tarde, em razão do transporte de umidade do oceano em direção ao continente.
O que diz o Inmet
Em resposta aos questionamentos enviados pela reportagem, o Instituto Nacional de Meteorologia informou que, já nesta sexta, 20, as condições são favoráveis para pancadas de chuva que podem ser bem fortes na Região Serrana.
Segundo o instituto, há possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, além de rajadas de vento que podem variar de 60 a 100 km/h.
A mudança no tempo está relacionada a um fenômeno climático:
A recente passagem de uma frente fria pelo litoral organizou áreas de instabilidade sobre as regiões Sudeste e Central do país. Essas áreas devem permanecer ativas ao menos até quarta-feira, 25, provocando chuvas frequentes — desde precipitações fracas e contínuas por várias horas até pancadas mais intensas, acompanhadas de rajadas de vento, raios e trovões.
Os modelos meteorológicos, ainda de acordo com o Inmet, indicam acumulados entre 50 e 150 milímetros até a próxima terça, 24, para Nova Friburgo e Teresópolis.
No entanto, o órgão ressaltou que a chuva "é um fenômeno pontual e pode variar significativamente, especialmente em áreas de relevo acidentado, como as regiões serranas".
Temperaturas em queda
Entre sexta-feira, 20, e segunda-feira, 23, a previsão é de céu nublado a encoberto, com pancadas e períodos de chuva ao longo do dia.
Os ventos devem estar fracos a moderados, com rajadas ocasionais.
A partir de domingo, 22, a possível atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas) tende a aumentar a nebulosidade e favorecer a ocorrência de chuva a qualquer momento, além de provocar queda gradual nas temperaturas máximas.
Na Região Serrana, as temperaturas mínimas devem variar entre 14°C e 15°C nos próximos dias.
Riscos de deslizamentos
De acordo com a publicação feita pelo Cemaden-RJ na manhã desta sexta-feira, 20, existe o risco moderado de deslizamento em alguns municípios do estado, como Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana.
A nota ainda disse que "há possibilidade de envio de novos alertas de risco moderado podendo chegar a alto para todo o estado do Rio de Janeiro".
Defesa Civil em Nova Friburgo e Teresópolis
Em resposta ao Portal Multiplix, a Defesa Civil de Nova Friburgo disse que, até o momento, o município está com "risco hidrológico baixo e risco geológico baixo" e acrescentou que "são condições atuais, que permanecem até o presente momento. Contudo, de acordo com a precipitação de chuva, esse risco pode se elevar."
O órgão informou ainda que mantém monitoramento contínuo e contato permanente com o Cemaden-RJ, 24 horas por dia, para antecipar possíveis mudanças no cenário e orientar a população diante de eventuais situações de risco.
Segundo o Cemaden-RJ, Nova Friburgo continua com previsão de chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento moderado a forte até a segunda-feira, dia 23. Diante desta previsão, a Defesa Civil orienta à população que permanece atenta aos informes oficiais e, em caso de acionamento de sirenes, que procure o ponto de apoio mais próximo da sua residência.
A reportagem também entrou em contato com a Defesa Civil de Teresópolis. O órgão informou que o cenário previsto para os próximos dias indica ocorrência de chuvas típicas de verão e que elas "podem ser intensas e concentradas em curto período de tempo, principalmente durante a tarde".
E acrescentou:
Esse tipo de chuva pode provocar acúmulos elevados em pontos isolados, com possibilidade de alagamentos, elevação de rios e córregos e, pontualmente, deslizamentos de terra, especialmente em áreas mais vulneráveis. Como não há atuação de um fenômeno meteorológico de grande escala, a chuva pode atingir áreas específicas, variando inclusive entre municípios da Região Serrana. A Defesa Civil segue em monitoramento contínuo, acompanhando as previsões do Cemaden-RJ e mantendo equipes em prontidão.
O órgão também reforçou a importância da população acompanhar e seguir os comunicados oficiais:
Evite áreas de risco durante períodos de chuva intensa; em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!







