Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Após reunião, escolas de samba de Cantagalo mudam posicionamento e confirmam presença no Carnaval em abril

Folia foi adiada na cidade após chuvas intensas no início de fevereiro

Por Alice Wandrofski
19/02/26 - 17:03
Após reunião, escolas de samba de Cantagalo mudam posicionamento e confirmam presença no Carnaval em abril Carnaval 2026 de Cantagalo foi adiado para abril, entre os dias 17 e 21 | Foto: Reprodução/Prefeitura de Cantagalo

Nos últimos dias, as três escolas de samba de Cantagalo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, confirmaram que participarão do Carnaval da cidade, adiado para abril.

A informação foi divulgada pelas redes sociais da Mocidade Independente de Cantagalo (Gresmic), Unidos de Cantagalo (Gresuc) e Acadêmicos de Boa Sorte.

No início do mês, após as chuvas intensas que impactaram o município, a prefeita de Cantagalo, Emanuela Teixeira (Solidariedade), anunciou a mudança de data pelas redes sociais da Prefeitura.

Após isso, no último dia 10, um decreto foi publicado, confirmando a decisão.

Porém, antes mesmo da publicação em Diário Oficial, a Mocidade Independente de Cantagalo, Unidos de Cantagalo e Acadêmicos de Boa Sorte declararam que não participariam do Carnaval em uma nova data.

Na época, a Gresmic e a Gresuc, em uma postagem conjunta nas redes sociais, justificaram que "assumiram diversos compromissos para o desfile em fevereiro conforme termo firmado com a prefeitura".

Além disso, afirmaram que "a decisão da prefeita em adiar o Carnaval para abril não teve a concordância das escolas".

Porém, nos últimos dias, as três agremiações mudaram o posicionamento e confirmaram a participação na folia, marcada para o período de 17 a 21 de abril.

Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp

Pelas redes sociais, a Mocidade Independente de Cantagalo (Gresmic) relatou que, em um primeiro momento, acreditou que "cancelar o Carnaval seria menos impactante financeiramente para a escola e para o município".

Mas, com conversas, reflexão e escuta, a agremiação mudou seu posicionamento inicial:

E se haverá festa em abril — mesmo sem a garantia de turistas, que são fundamentais para movimentar a economia local — nós precisamos estar presentes. (...) Para muitos, o Carnaval é a única festa do ano que podem viver. (...) Diante disso. Diante da paixão por Cantagalo. Estaremos presentes em ABRIL.

A Unidos de Cantagalo também se manifestou sobre o assunto pelas redes sociais.

A vermelha e branca explicou que houve uma reunião com a prefeitura, na semana passada:

Durante reunião agendada pela prefeitura municipal para tratar sobre o 'Carnaval fora de época', nossa agremiação resolveu, em respeito aos seus, aos foliões e público, ADERIR ao desfile.

Quem também confirmou sua presença no Carnaval de Cantagalo em abril foi a Acadêmicos de Boa Sorte.

Em uma publicação na internet, a escola relembrou as fortes chuvas do início de fevereiro, que impactaram os distritos de Euclidelândia e Boa Sorte:

O Grêmio Recreativo Acadêmicos de Boa Sorte confirma sua presença no Carnaval 2026. Seguimos firmes graças ao apoio das partes envolvidas e, principalmente, da nossa comunidade boa-sortense, a base, a força e o coração da nossa escola. Após as fortes chuvas que atingiram nossa localidade, foi na união do nosso povo que encontramos coragem para continuar.

O Portal Multiplix solicitou um posicionamento sobre as decisões das escolas à Prefeitura de Cantagalo e aguarda retorno.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.