Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Unidade do Lona na Lua é inaugurada em Cachoeiras de Macacu

Desde maio de 2025, o projeto já circula pelas escolas públicas do município e, agora, passa a ter um espaço fixo

Por Alice Wandrofski
04/05/26 - 15:52
Unidade do Lona na Lua é inaugurada em Cachoeiras de Macacu Espaço físico do Lona na Lua em Cachoeiras de Macacu fica no bairro Japuíba | Fotos: Reprodução/Rede Social/Wallace Silva

A inauguração do Lona na Lua em Cachoeiras de Macacu, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, ocorreu na noite da última quinta-feira, 30, no bairro Japuíba.

Esse passa a ser o terceiro espaço físico da instituição, fundada em 2009, que já conta com outros dois pelo território fluminense, um em Rio Bonito e outro em Tanguá.

Ao Portal Multiplix, o fundador e diretor da organização, Zeca Novais, contou um pouco do sentimento de inaugurar mais uma lona:

A inauguração da terceira lona representa um legado de arte, educação e cidadania para a comunidade beneficiada, a importância de se democratizar o acesso à cultura, principalmente em cidades do interior do Rio de Janeiro.

Em Cachoeiras, a iniciativa é considerada um marco para a cultura da cidade.

Pelas redes sociais, a prefeitura declarou que o espaço é "um lugar feito para inspirar talentos, fortalecer a nossa identidade e transformar vidas através da arte".

Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp

Desde meio do ano passado, o Lona na Lua já marcava presença nas escolas públicas do município, com apresentações artísticas.

Além disso, em setembro, mais de 300 alunos com idades entre 6 e 18 ano passaram a receber aulas gratuitas de teatro, circo, música, desenho, escrita criativa e dança.

Inauguração ocorreu na noite da última quinta-feira, 30, com apresentações artísticasInauguração ocorreu na noite da última quinta-feira, 30, com apresentações artísticas | Foto: Reprodução/Wallace Silva

O diretor do Lona na Lua é enfático ao afirmar que "arte não é artigo de luxo, arte é um direito".

E, por isso, ele reforça à reportagem, o que os moradores de Cachoeiras poderão esperar da instituição:

Os moradores de Cachoeiras de Macacu podem esperar muito trabalho, um espaço democrático. Um espaço em que a população seja contemplada, assistindo às suas crianças, seus jovens, tendo suas vidas transformadas através da arte.

Segundo Zeca Novais, há uma previsão para que, a partir de 20 de maio, a unidade de Cachoeiras receba novas inscrições e reinicie um novo ciclo de atividades.

O Lona na Lua conta com patrocínio da Enel, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos do Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.

A utilização indevida desses conteúdos fere a ética jornalística, compromete a credibilidade do profissional e do veículo responsáveis pela irregularidade e pode gerar responsabilização legal.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.