MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

O que dizem as fabricantes das vacinas sobre a eficácia contra a ômicron

Ao Portal Multiplix, empresas revelam qual a atual situação das pesquisas sobre a nova cepa

Por Matheus Oliveira
06/12/21 - 12:52
O que dizem as fabricantes das vacinas sobre a eficácia contra a ômicron Fabricantes de vacinas disponíveis no Brasil estudam impactos da variante ômicron | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O surgimento da variante ômicron do novo coronavírus provocou receios de uma nova onda da pandemia e questionamentos sobre a eficácia das vacinas contra a nova cepa. Até o momento, as informações são preliminares.

O Portal Multiplix procurou as fabricantes dos imunizantes utilizados no Brasil: AstraZeneca (Fiocruz), Coronavac (Butantan), Pfizer e Janssen (Johnson & Johnson). Apenas a Fiocruz não respondeu. Todos os outras estão com estudos em andamento.

Confira abaixo as respostas:

Pfizer

A Pfizer informou que, em conjunto com a Biontech, já começou as pesquisas do impacto da variante ômicron na eficácia da vacina atualmente distribuída e espera ter resultados ainda no mês de dezembro.

“Com isso, avaliaremos se será preciso desenvolver uma nova versão do imunizante. A tecnologia de mRNA tem como uma de suas vantagens, a possibilidade do desenvolvimento rápido da vacina, sendo necessário apenas identificar o sequenciamento da nova variante”, afirmou a fabricante americana.

A empresa disse que caso seja necessário desenvolver um novo imunizante, estima que o prazo de desenvolvimento seria de seis semanas (um mês e meio) e de 100 dias para a produção.

A empresa lembrou ainda que o Brasil assinou, no último dia 29 de novembro, o terceiro contrato com a Pfizer, que prevê o fornecimento de 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 para o ano de 2022.

Janssen

A Johnson & Jhonson, empresa responsável por fabricar o imunizante Janssen, revelou que está conduzindo estudos para avaliar a eficácia da atual versão da vacina contra a nova variante.

Enquanto isso, a empresa informou que está buscando desenvolver um versão específica do imunizante contra a ômicron.

Butantan

Por sua vez, a assessoria do Instituto Butantan, que fabrica a vacina Coronavac, destacou que o órgão está desenvolvendo estudos e vai agilizar a conclusão dos mesmos para ajudar a combater a variante ômicron.

Fiocruz

Procurada pela reportagem, a Fiocruz, desenvolvedora da vacina AstraZeneca no Brasil, não respondeu os questionamentos.

Anvisa

Em nota publicada nesta semana, a Anvisa informou que está trabalhando ativamente com os reguladores internacionais e desenvolvedores dos imunizantes para possibilitar uma atuação rápida diante de potenciais impactos da nova variante nas vacinas contra Covid-19 usadas no Brasil.

“É importante ressaltar que, até o momento, não se conhece esses impactos. As empresas desenvolvedoras farão testes de desempenho das vacinas contra a nova variante ômicron. A expectativa é que, nas próximas semanas, estejam disponíveis os dados das avaliações iniciais”, afirmou a agência.

A Anvisa destacou que solicitou às desenvolvedoras de vacinas autorizadas no Brasil informações sobre os estudos em andamento e que exige, para as vacinas autorizadas no país, que os desenvolvedores monitorem e avaliem o impacto das variantes na eficácia e na efetividade dos imunizantes.

“O momento é de cautela. A melhor coisa que a população pode fazer é ser vacinada ou receber o reforço do imunizante e manter as medidas de prevenção, como o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social. A Anvisa está monitorando a situação e fará comunicados à população à medida que as informações forem apresentadas e avaliadas”, concluiu a agência.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.