MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Vacinação da bivalente em Nova Friburgo é ampliada apenas para pessoas acima de 50 anos

Segundo a prefeitura, o avanço nas idades ocorrerá de acordo com o recebimento de novas doses

Por Nai Frossard
26/04/23 - 16:59
Vacinação da bivalente em Nova Friburgo é ampliada apenas para pessoas acima de 50 anos Em Friburgo, pessoas acima de 50 anos podem se vacinar com a bivalente | Foto: Reprodução/Agência Brasil

A população acima de 50 anos já pode se vacinar com o reforço da bivalente em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

O novo calendário começou nesta quarta-feira, 26, e seguiu parte da orientação do Ministério da Saúde para aumentar a imunização bivalente contra a Covid-19 em todo o país.

O Ministério da Saúde havia anunciado na segunda-feira, 24, a ampliação da campanha com essas doses de reforço para toda população acima de 18 anos de idade.

Nesse planejamento, cerca de 97 milhões de brasileiros poderão ser vacinados. No entanto, algumas cidades - como é o caso de Nova Friburgo - afirmam que não estão com os estoques suficientes, por isso, estão dividindo o atendimento por idade.

A prefeitura explicou que a campanha ocorrerá mediante o número de doses disponíveis no estoque do município, “assim como o avanço nas idades, também só poderá ser realizado de acordo com o recebimento de novos imunizantes”.

O governo municipal afirmou ainda:

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo depende da quantidade de doses enviadas pelo governo do estado e Ministério da Saúde para dar prosseguimento no plano e execução da vacinação bivalente no município.

Esse imunizante, como informou a prefeitura, será uma rotina no SUS, como o da gripe, sendo aplicado uma vez por ano, passando por alterações a cada período para ampliar a proteção:

“A bivalente é importante na imunização contra o coronavírus, por ser uma vacina atualizada contra as variantes da doença. Pode receber a dose quem completou o esquema primário - primeira e segunda doses - há, pelo menos, quatro meses", concluiu a nota da prefeitura.

Resposta do estado

A reportagem entrou em contato com a assessoria do governo estadual na tarde desta quarta-feira, 26, para questionar sobre o repasse das doses da bivalente.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), através da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS), informou que o Ministério da Saúde tem enviado vacinas regularmente em volumes suficientes para suprir a demanda dos 92 municípios do estado, em uma periodicidade semanal.

A nota oficial da secretaria disse ainda:

Os municípios têm autonomia para estabelecer seus calendários vacinais.

Quem pode ser vacinado

Pode tomar a dose bivalente quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço.

A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses. Quem está com dose em atraso, pode procurar também as unidades de saúde.

O ministério ressalta que as vacinas têm segurança comprovada, são eficazes e evitam complicações decorrentes da Covid-19. A ampliação, segundo a pasta, tem "o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país".

Municípios como Teresópolis e Cabo Frio já ampliaram a vacinação com o reforço bivalente em pessoas acima de 18 anos nesta semana.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.