MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Liberação de vacina contra a varíola dos macacos é aprovada pela Anvisa

Seis casos já foram confirmados na Baixada Litorânea e outros cinco na Região Serrana do Rio, até a manhã desta sexta

Por Redação Multiplix
26/08/22 - 12:28 | Atualizada em 26/08/22 - 17:36
Liberação de vacina contra a varíola dos macacos é aprovada pela Anvisa Casos positivos da doença avançam no interior do Rio | Foto: Divulgação/Itamar Crispim (Fiocruz)

Foi aprovada na última quinta-feira, dia 25, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a dispensa de registro para que o Ministério da Saúde importe e utilize no Brasil a vacina Jynneos e/ou Imnvanex, para imunização contra a varíola dos macacos (Monkeypox).

A dispensa temporária e excepcional se aplica somente ao Ministério da Saúde e terá validade de seis meses, desde que não seja expressamente revogada pela Anvisa.

Apesar de serem o mesmo produto, o imunizante possui nomes diferentes nos EUA e na Europa.

A autorização é para a vacina Jynneos (EUA) ou Imvanex (EMA). Trata-se de um imunizante contra o vírus vaccínia modificado, da cepa Ankara.

A vacina é destinada a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade, quando conservada entre - 60° C a - 40° C.

A expectativa é que a vacina contra a varíola previna ou reduza a gravidade da infecção pela Monkeypox, que é causado por um vírus semelhante ao da varíola.

Para a liberação do imunizante, a Anvisa disse que se baseou no relatório de avaliação da Agência Americana (FDA, na sigla em inglês) para a vacina Jynneos, as informações públicas emitidas pela Agência Europeia de Medicamentos e Agência do Reino Unido, a bula, dizeres sobre a rotulagem e demais documentos apresentados pelo Ministério da Saúde na solicitação.

A documentação encaminhada pelo Ministério da Saúde é a mesma disponibilizada pelo FDA, sendo que o produto importado deverá corresponder às mesmas característica do pedido avaliado pela Anvisa.

A avaliação foi feita por equipe multidisciplinar composta por servidores da Anvisa.

Casos de Monkeypox crescem no interior do Rio

Na última quinta-feira, dia 26, uma criança de dois anos testou positivo para a varíola dos macacos em Araruama.

A suspeita é que a criança tenha contraído a doença durante uma visita à casa dos avós em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Eles também testaram positivo para a doença.

Até a manhã desta sexta-feira, dia 26, foram registrados 577 casos de varíola dos macacos no estado do Rio de Janeiro, segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Veja abaixo os números

  • Região Metropolitana I - 486

  • Região Metropolitana II - 61

  • Região dos Lagos - 5 (um caso a menos do que foi informado anteriormente pela SES)

  • Região Serrana - 5

  • Noroeste - 1

  • Casos importados (pessoas que moram fora do estado) - 12

Desse total, 454 seguem em investigação e 686 foram descartados.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da SES faz o monitoramento diário dos casos, em parceria com os laboratórios de referência da Fiocruz e da UFRJ e as secretarias municipais de Saúde.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.