MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Lobo-marinho é encontrado próximo ao Morro do Vigia, em Arraial do Cabo; veja o vídeo

Biólogo explica que a presença desse animal é comum durante o inverno

Por Déborah Carvalho
27/06/22 - 12:18
Lobo-marinho é encontrado próximo ao Morro do Vigia, em Arraial do Cabo; veja o vídeo O lobo-marinho foi visto na manhã deste domingo, dia 26, na Praia Grande | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A presença de animais marinhos tem encantado banhistas em praias da Região dos Lagos do Rio neste inverno. Os mares de Arraial do Cabo, por exemplo, passaram a receber alguns visitantes de longe.

Além das baleias Jubarte, que entre junho e setembro fogem das águas geladas da região da Patagônia e se aventuraram pelo mar brasileiro para reproduzir, a Praia Grande recebeu mais uma visita diferente.

Um lobo-marinho foi visto na manhã deste domingo, dia 26, nas pedras próximo ao Morro do Vigia. As imagens foram registradas pelo observador de baleias, Marcelo Gah.

O Biólogo Vinícius Santos explica que a presença desse animal marinho é comum nessa época do ano:

É comum avistarmos eles perto da nossa costa. No inverno e na primavera, eles migram do hemisfério sul para a América do Sul. Ele [o animal] estava cansado de sua viagem e parou nas pedras para descansar.

Ainda segundo o biólogo, o correto é que profissionais isolem a área e deixem que o animal retorne para o mar quando ele estiver descansado. Nesses casos, é importante manter o distanciamento para evitar que o animal não se assuste.

Em julho do ano passado, uma série de acontecimentos envolvendo animais marinhos ocorreram na Região dos Lagos. Em Araruama, um pinguim foi resgatado na Praia do Vargas, no distrito de Praia Seca.

Já em Arraial do Cabo, uma baleia Jubarte se enrolou em uma rede de pesca após se assustar com um grupo de orcas que também tem rota de migração na região. E uma orca também foi registrada passando bem perto de uma embarcação.

Espécie habita a Antártica

O lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis) faz parte do grupo dos Pinípedes, que incluem leões-marinhos, elefantes-marinhos e focas.

Os animais possuem uma pelagem de coloração pardo-amarelada no peito e no pescoço.

A espécie habita, principalmente, as ilhas ao norte da Antártica. Contudo, pode aparecer na costa durante o inverno em busca de descanso e de alimento.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.