MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Espécie de água-viva gigante e rara é encontrada em praias de Búzios e Cabo Frio; veja vídeo

Bióloga explica que o último registro feito por banhistas na região ocorreu há quase dez anos

Por Rômullo Espíndola
04/03/24 - 11:20 | Atualizada em 06/03/24 - 15:26
Imagens da água-viva foram registradas nessa terça, 5, na Praia da Armação | Vídeo: Reprodução/Bebeto Karolla

Nos últimos dias, uma espécie de água-viva gigante e rara foi flagrada por banhistas na Praia de Geribá, em Armação dos Búzios, e no Canal do Itajuru, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.

Os animais foram encontrados com mais frequência neste verão. Apesar de incomum, seu aparecimento tem explicação.

Nessa terça-feira, 5, mais uma água-viva, muito parecida com as primeiras, foi avistada por banhistas em outro lugar de Búzios. Dessa vez, o animal foi encontrado na Praia da Armação e atraiu muitos olhares curiosos. O buziano Bebeto Karolla filmou bem de pertinho essa exótica espécie marinha.

Alguns portais de notícias chegaram a se referir ao animal como sendo o 'juba-de-leão' (Cyanea Capillata), entretanto, profissionais da Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio descartaram essa hipótese. Segundo eles, essa espécie é encontrada apenas nos oceanos Ártico, Atlântico Norte e Pacífico.

Apesar de a equipe da prefeitura ainda não confirmar a espécie exata dessa água-viva, equipes da secretaria explicam o porquê desses registros recentes em maior quantidade.

A bióloga Luísa Rieth esclarece que o verão, de uma forma geral, é um dos fatores para o surgimento de animais incomuns:

Verão é época de reprodução das águas-vivas. Por isso, estamos encontrando por aqui com uma frequência maior. Temos registrado outras menores e mais comuns em todas as praias da cidade durante o mês de fevereiro.

Animal tem sido visto com mais frequência neste verão Animal tem sido visto com mais frequência neste verão | Foto: Reprodução/Redes sociais

Sobre a espécie diferente, a bióloga explica que o último registro feito por banhistas na região ocorreram há quase dez anos, o que comprova o quão rara é a água-viva encontrada nesses dias. A profissional alerta sobre as queimaduras provocadas por esses animais:

As águas-vivas têm tentáculos que liberam uma substância urticante logo que entram em contato com qualquer superfície. É o sistema de defesa e também de predação delas, porque quando algum peixe fica emaranhado nos tentáculos, essa substância o deixa lento, paralisado ou morto.

A especialista da Secretaria de Meio Ambiente explica ainda:

Quando alguém esbarra nos tentáculos da água-viva, acidentalmente, vai acabar sendo queimado por essa substância, que provoca uma ardência na pele. Para além do incômodo momentâneo, elas não oferecem risco à população. A ardência é apenas no local da queimadura mesmo e deve durar poucas horas.

Último registro de espécie semelhante ocorreu há quase dez anosÚltimo registro de espécie semelhante ocorreu há quase dez anos | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A bióloga ressalta que para aliviar os sintomas é indicado lavar o local da queimadura com água do mar, gelada. Segundo ela, não é recomendado utilizar água doce, pois pode intensificar a ardência. Aplicar vinagre na área afetada também pode trazer alívio da dor.

Para aqueles que possam se deparar com essa ou outra espécie, a recomendação é simples. “Não se deve tentar tocá-la nem tirá-la da água. O oceano é o habitat desses animais e devemos respeitá-los e manter distância para evitar queimaduras”, conclui a especialista.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.