MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Raras imagens da fauna em Friburgo: veja vídeo de família de onça, outros felinos e veado em mata de Amparo

Câmeras especiais do Projeto Aventura Animal flagraram a presença de importantes espécies para a região

Por Kessia Coutinho
28/02/24 - 15:05
Raras imagens da fauna em Friburgo: veja vídeo de família de onça, outros felinos e veado em mata de Amparo Registros das onças-pardas e do veado-catingueiro feitos em Amparo | Foto: Reprodução/Projeto Aventura Animal

Após dois meses e meio de monitoramento realizado em Amparo, no quarto distrito de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, as câmeras especiais do Projeto Aventura Animal conseguiram flagrar a presença de animais importantes para a fauna local.

Onça-parda, jaguatirica, gato-maracajá, gato-jaguarundi, gato-do-mato-pequeno e até mesmo um veado-catingueiro já foram identificados, confirmando a riqueza do ecossistema na área.

Veja o vídeo com as imagens dos registros e a descrição dos animais feita por Juran Santos, responsável pelo Projeto Aventura Animal:

Um dos animais que mais chamam a atenção é o veado-catingueiro. Juran falou com a reportagem sobre a importância dessa espécie para a região:

É uma espécie raríssima na região. O veado-catingueiro, que é um dos primeiros registro aí para a Região Serrana, que foi um excelente achado, de certa forma.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o veado-catingueiro é uma espécie de pequeno porte, com extrema plasticidade ecológica, que se adapta em diferentes tipos de ambientes.

Juran explica que o monitoramento dos animais na região é feito para que a área seja transformada em uma área de preservação:

Essa constatação reforça a relevância ambiental da área e a necessidade de dar continuidade aos esforços para a criação da Unidade de Conservação, visando a preservação e o equilíbrio ambiental em nossa região.

Conforme divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo, a instalação dessa câmera em Amparo tem parceria com o município e conta com o apoio do Governo do Estado e da Concessionária Águas de Nova Friburgo, para a realização de um estudo técnico ambiental que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável que visa a criação dessa UC:

O propósito é de transformar o espaço em uma área protegida, proporcionando mais uma opção turística e de pesquisa científica no município. A criação da Unidade de Conservação, conforme previsto na Lei n.º 9.985, de 18 de julho de 2000 (SNUC), possibilitará a implementação de diretrizes que asseguram um ambiente ecologicamente equilibrado, bem como o avanço municipal no ranking do ICMS Ecológico.

Projeto Aventura Animal

O projeto Aventura Animal faz a captação de imagens da fauna, por meio de câmeras fotográficas camufladas. Os equipamentos são ativados à distância.

O projeto também tem parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O objetivo é acompanhar, identificar e estudar o comportamento de espécies de animais que habitam as matas da região.

Atualmente, o projeto tem 240 câmeras espalhadas da reserva ecológica de Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu, até Santa Maria Madalena, passando tanto por Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) e áreas de parques municipais e estaduais.

Nas redes sociais do projeto é possível acompanhar todos os registros feitos pelas câmeras instaladas na região.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.