MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Orca surpreende marinheiros e acompanha lancha em Arraial do Cabo

Equipe da Aremac buscava uma baleia jubarte que teria ficado enrolada em uma rede quando se deparou com o animal; veja

Por Redação Multiplix
16/07/21 - 10:49
Orca surpreende marinheiros e acompanha lancha em Arraial do Cabo Orcas, diferentemente das baleias jubartes, são da família dos golfinhos e por isso apresentam um comportamento amigável | Foto: Divulgação/Aremac

A equipe da Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Aremac), na Região dos Lagos, buscava ontem, 15, uma baleia jubarte quando foi surpreendida por um grupo de orcas que também tem rota de migração na região. Uma delas seguiu a lancha, o que permitiu o registro do momento em vídeo.

A Fundação do Meio Ambiente da Prefeitura de Arraial do Cabo solicitou o apoio da Aremac para o monitoramento da rota de uma baleia jubarte que teria se enrolado em uma rede de pesca. O objetivo era acompanhar o animal para tentar libertá-lo.

Os marinheiros da Aremac, acompanhados pelo presidente da Fundação do Meio Ambiente, percorreram a rota da jubarte que foi identificada através do uso de um drone. A equipe passou pelas localidades do Bufador, Ponta do Focinho e Ilha do Francês, mas não encontrou o animal. O avistamento do grupo de orcas em migração se deu durante o retorno da operação.

Orcas, diferentemente das baleias jubartes, são da família dos golfinhos e por isso apresentam um comportamento amigável com embarcações. Elas podem chegar a 9 metros de comprimento.

A Aremac orienta barqueiros, turistas, pilotos de jet-sky, surfistas e mergulhadores a não se aproximar mais de 100 metros das baleias em rota de migração e nem as perseguir. Mergulhar com os mamíferos também é proibido. As determinações estão previstas na Lei Federal 7.643/1987 e nas portarias do Ibama 117/1996 e 23/2002.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.