Espaço ecológico 'Botânico das Asas' vai ser inaugurado neste sábado em Araruama
Área ambiental contará com local para aves e borboletas, além de lugar para piqueniques
Pensando na preservação do meio ambiente, a cidade de Araruama, na Região dos Lagos do Rio, vai ganhar um espaço ecológico e de lazer bem diferente dos locais sustentáveis do município.
O lugar chamado de 'Botânico das Asas' será inaugurado neste sábado, dia 27, às 10h.
Segundo a prefeitura, a área ambiental contará com 'Palácio das Borboletas', 'Palácio das Araras', área destinada para piqueniques, além de ser uma zona de conservação biológica de plantas e animais.
O espaço, que fica no Parque Hotel, nos fundos da praça Menino João Hélio, estará repleto de diferentes espécies de borboletas de várias cores, araras, e outras aves silvestres e exóticas, como pavões, marrecos e cisnes, que vão encantar os visitantes.
Local já recebeu aves silvestres e exóticas | Foto: Divulgação/Prefeitura de Araruama
Ainda de acordo com a prefeitura, o objetivo é que o 'Botânico das Asas' proporcione amplo conhecimento e conscientização da população a respeito da preservação da fauna e flora regionais, bem como uma excelente experiência de lazer com integração à natureza:
O espaço também atrairá os turistas que visitarem o município e não só pelas belezas, mas pela curiosidade que desperta com as atrações de observação das aves ornamentais e as ações educativas que ocorrerão no local, um verdadeiro patrimônio ecológico para a cidade.
Inauguração do espaço fará parte das comemorações do aniversário de Araruama | Foto: Divulgação/Prefeitura de Araruama
A inauguração do novo espaço fará parte das comemorações do aniversário de 165 anos de Araruama, no dia 6 de fevereiro.
Importância da preservação
Segundo especialistas, o grupo das aves é um dos mais estudados para fins de preservação ambiental, graças às suas várias adaptações e características únicas, como os hábitos alimentares.
Dessa forma, esses animais tornam-se muito importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, atuando como dispersores de sementes, agentes polinizadores, reguladores de populações de suas presas e ainda como bioindicadores de conservação.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!