MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Qual é a situação da obra de ampliação do Hospital Raul Sertã em Nova Friburgo?

Projeto prevê a construção de mais dois pavimentos e a criação de novos leitos com recursos oriundos do pacotão de obras, lançado pela prefeitura em fevereiro do ano passado

Por Isadora Jaron
20/05/20 - 11:36
Qual é a situação da obra de ampliação do Hospital Raul Sertã em Nova Friburgo? Obras sofreram atraso devido à pandemia do novo coronavírus, segundo a prefeitura | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, anunciou, no dia 6 de fevereiro de 2019, o lançamento de um pacote de obras nas áreas da saúde, cultura, esportes e mobilidade, com R$ 25,8 milhões em recursos, oriundos da venda das ações da concessionária Energisa. Na época, foram sete obras previstas. Entre elas, estão a do Hospital Municipal Raul Sertã, a da Estação Livre, melhorais em quadras e ginásios poliesportivos, a ampliação a praça do Suspiro, novas ciclovias e o projeto da Avenida Brasil.

No caso do Raul Sertã, o investimento total previsto é de R$ 4 milhões, para a construção do segundo e terceiro pavimentos da unidade, a criação de 19 leitos para adultos, dez infantis e cinco salas cirúrgicas. Os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) também seriam triplicados, para que o hospital pudesse atender mais pacientes.

Mas, com a pandemia do novo coronavírus, como ficou a situação dessa obra? Os prazos foram alterados? As intervenções foram interrompidas no Raul Sertã por conta dos atendimentos aos pacientes com covid-19?

A então secretária de Saúde, Tânia Trilha, junto ao prefeito Renato Bravo e a Aurélio Ruben Mury, representante da Fringe, durante a assinatura do contrato, em março de 2019A então secretária de Saúde, Tânia Trilha, junto ao prefeito Renato Bravo e a Aurélio Ruben Mury, representante da Fringe, durante a assinatura do contrato, em março de 2019 | Foto: Matheus Oliveira

A intervenção na unidade de saúde começou em março de 2019, sob responsabilidade da construtora friburguense Frienge. Em setembro daquele ano, a prefeitura divulgou que 30% das obras estavam concluídas. A nova recepção havia sido entregue, assim como a lavanderia. O setor de ortopedia também estava quase pronto para ser liberado. E o prazo total de entrega era de 15 meses. Com isso, as intervenções teriam que ser encerradas agora, em julho de 2020.

Questionada pelo Portal Multiplix, a Prefeitura de Nova Friburgo disse que as obras do pacotão continuam acontecendo e seguindo o cronograma normal. Mas admite que houve atraso. “Com a pandemia, algumas intervenções tiveram atrasos, inclusive no Hospital Raul Sertã que, hoje, é o principal em combate ao coronavírus, recebendo os pacientes que necessitam de atendimento”, diz trecho da nota do Executivo.

Porém, mesmo com o atraso, a prefeitura salientou que a previsão de término das ampliações e melhorias na unidade hospitalar permanece sendo em julho deste ano.

“Todas as obras seguem o cronograma normal de realização, porém, temos o fator da pandemia que está atingindo todos os setores e acabou provocando o atraso da obra do Hospital Municipal Raul Sertã, que tem o término previsto para o final do mês de julho deste ano”, finaliza a nota da prefeitura.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.