MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Saque FGTS é liberado para moradores de áreas atingidas pelas chuvas em Teresópolis

Benefício pode ser solicitado através do aplicativo de celular ‘FGTS’; saiba como fazer

Por Redação Multiplix
26/04/24 - 08:50
Saque FGTS é liberado para moradores de áreas atingidas pelas chuvas em Teresópolis Teresópolis foi castigada pela chuva no mês passado | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Os moradores das áreas atingidas pelas chuvas em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, já podem solicitar o Saque FGTS que está liberado pela Caixa Econômica Federal após solicitação da prefeitura do município.

Também conhecido como Saque Calamidade, a modalidade está prevista pela Caixa para cidades que tenham sofrido com algum desastre natural. O valor será o saldo disponível na conta do FGTS do trabalhador na data da solicitação.

O benefício pode ser solicitado através do aplicativo de celular ‘FGTS’ ou em uma agência bancária da Caixa. O prazo para a solicitação do saque vai até o dia 22/06/2024.

Tem direito ao benefício, os moradores das áreas afetadas que tiveram seus imóveis atingidos ou interditados, identificados pela Defesa Civil. Além de possuir saldo na conta, não poderá ter ocorrido saque pelo mesmo motivo em um período inferior a 12 meses.

O valor máximo para retirada é de R$  6.220 por conta vinculada. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

Caso não tenha como fazer pelo aplicativo, será necessário o comparecimento a uma agência da Caixa. O trabalhador deverá levar um comprovante de residência no próprio nome, emitido nos 120 dias anteriores à decretação da emergência ou calamidade.

Na falta do comprovante de residência, o titular da conta do FGTS poderá apresentar uma declaração emitida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, atestando que o trabalhador mora na área afetada mais algum documento de identificação.

Chuvas em março

No mês passado, as chuvas intensas castigaram Teresópolis. Diante disso, a prefeitura decretou ‘situação de emergência pública’. A decisão foi publicada em Diário Oficial do município e reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane de Moraes Leite, destacou os trâmites seguidos pelo município para que o benefício pudesse ser concedido:

Desde o dia 23 [de março], dia da decretação da situação de emergência, estivemos em conversa com a Caixa que nos atendeu com todo o apreço, agilizando o processo. Tanto a gerência da agência Teresópolis, como a Superintendência da Caixa deram celeridade ao processo.

Como receber o benefício?

Ao acessar o aplicativo ‘FGTS’, clique na opção 'Meus Saques', escolha a opção 'Outras Situações de Saques', em seguida, selecione o motivo do saque 'Calamidade Pública', após selecione o município de sua residência e clique em 'Continuar'.

Escolha uma das opções para receber seu FGTS: crédito em conta bancária de qualquer instituição ou sacar presencialmente. Faça upload dos documentos requeridos, confira os documentos anexados e confirme. A Caixa irá analisar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em conta.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.