MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cidades da Região dos Lagos do Rio ficam com diversas ruas alagadas após forte chuva

Búzios e Cabo Frio sofrem com pontos de alagamentos e estão sob estado de atenção. Araruama também teve bairros inundados

Por Rômullo Espíndola
29/01/24 - 10:39 | Atualizada em 29/01/24 - 14:45
Cidades da Região dos Lagos do Rio ficam com diversas ruas alagadas após forte chuva Cabo Frio teve inúmeros pontos de alagamento na noite desse domingo, 28 | Fotos: Reprodução/Redes sociais

A forte chuva que atingiu várias cidades da Região dos Lagos do Rio durante a noite desse domingo, 28, deixou diversas ruas alagadas e causou transtornos para os moradores de Araruama, Búzios e Cabo Frio.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram pedestres e veículos com dificuldades para transitar em meio aos bolsões d’água, que foram criados pelo temporal. Em Cabo Frio, o bairro Jardim Esperança, o distrito de Tamoios e até o entorno da Praia do Forte ficaram inundados.

De acordo com o governo municipal cabo-friense, foi registrado na noite desse domingo, 28, o volume de 106 mm de chuva, em 24h. Dos quais, 91 mm foram apenas durante uma hora. O maior volume de chuva foi no distrito sede.

Veja algumas imagens dos alagamentos:

Ainda segundo a prefeitura, a maior parte dos bairros da cidade apresentou pontos de alagamento nas ruas. A Defesa Civil percorreu o município durante toda a madrugada, e ainda há ainda informações de desalojados.

Durante a madrugada, o órgão atendeu ocorrências de pessoas que ficaram presas em carros, na rua, por conta da subida da água. Foram oito atendimentos, conforme divulgado pela prefeitura.

Em Tamoios, também foram registrados pontos de alagamento, principalmente na zona rural. As equipes estão nas ruas nesta segunda, 29. Uma força-tarefa já está trabalhando na limpeza e levantamento dos danos, informou o Município.

Por causa dos alagamentos, carros foram deixados por motoristas em diversos locais da cidade. O secretário de Direitos Humanos e Segurança, André Magalhães, destacou nesta segunda, 29, qual será o procedimento a ser feito pela prefeitura nesses casos:

A GCM está sendo orientada a não autuar esses carros. Vamos dar um prazo pelo menos até a tarde de hoje [segunda, 29] para que as pessoas que estão com veículos nessas condições retirem do local. Se tiver com o carro em local perigoso nos vamos com a nossa equipe.

Devido às fortes chuvas, a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Assistência Social, montou pontos de cadastramento pela cidade para atendimento às famílias que foram atingidas pela força das águas.

Todos os nove Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do município vão realizar o atendimento às famílias, inclusive nos locais críticos, como o Jardim Esperança, onde o atendimento será no Cras do bairro, que fica localizado na Estrada de Búzios

Desde as primeiras horas da manhã, o efetivo da Comsercaf, autarquia municipal de limpeza urbana, está por toda a cidade eliminando os estragos causados pela chuva.

Trabalho nas ruas de Cabo Frio nesta segunda-feira, 29Trabalho nas ruas de Cabo Frio nesta segunda-feira, 29 | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Para esta segunda, segundo a Defesa Civil, a previsão não é de grande acumulado de chuva. O órgão continua na rua, percorrendo os bairros. Em muitos pontos, a água já escoou.

Em caso de emergência, a prefeitura pede que a população entre em contato pelos números da Defesa Civil: 2647-0199 ou 199. É possível ainda solicitar ajuda da Guarda Civil Municipal pelo número: 153.

Outras cidades afetadas

Na cidade de Búzios, pontos do balneário ficaram completamente alagados pela forte chuva. Vídeos publicados nas redes sociais mostraram a água em nível acima das calçadas no bairro São José.

De acordo com a prefeitura, equipes de diversas secretarias estão trabalhando na limpeza de vias e na realização dos reparos necessários nas áreas afetadas.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda disponibiliza o telefone (22) 99993-8115 para quem precisar de apoio devido a incidentes causados pelas chuvas.

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município estão sendo utilizados como pontos de doações de roupas, itens de higiene e roupas de cama.

O governo municipal ainda informou, que apesar da intensidade da chuva, não há desabrigados e não houve feridos. Um levantamento está sendo feito pela Defesa Civil para identificar os pontos mais críticos. Em caso de emergências, a pessoa deve ligar para (22) 98145-8666.

Equipes da prefeitura trabalham nas ruas de BúziosEquipes da prefeitura trabalham nas ruas de Búzios | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

Em Araruama, inúmeras ruas do Centro e de alguns bairros ficaram inundadas na noite desse domingo. Segundo a prefeitura, o distrito de São Vicente foi o mais afetado, mas ainda assim a cidade não registrou nenhuma ocorrência grave.

Previsão do tempo

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todo o estado do Rio está sob 'perigo potencial' nesta segunda, 29.

O órgão informou que pode haver chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h.

Ainda de acordo com o instituto, existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.