MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ator friburguense denuncia suposto caso de homofobia durante missa em Nova Friburgo

'O demônio está entrando na casa das pessoas para destruir as famílias na representação da união de pessoas do mesmo sexo', teria dito o padre

Por Kessia Coutinho
02/05/23 - 12:47 | Atualizada em 02/05/23 - 16:26
Ator friburguense denuncia suposto caso de homofobia durante missa em Nova Friburgo Bernardo postou um vídeo e chorou ao relembrar o caso | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ator e diretor de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, Bernardo Dugin, denunciou nas redes sociais um suposto caso de homofobia que, segundo ele, aconteceu durante uma missa de 7º dia, realizada dentro de uma escola da cidade.

No vídeo, Bernardo diz que durante a homilia, o padre teria dito:

O demônio está entrando na casa das pessoas de diferentes formas para destruir as famílias na representação da união de pessoas do mesmo sexo, homem com homem, mulher com mulher.

A fala do padre chocou o ator, que deixou a missa sem se manifestar. Bernando disse que foi informado que, mesmo após a sua saída, o padre ainda teria voltado a fazer um outro ataque:

Em respeito à minha família, eu me levantei e me retirei da missa, mesmo assim, você [padre] ainda disse que quem se incomodou com seu discurso, que essa era a verdade.

No vídeo postado na internet, o ator disse que procurou a polícia e explicou o motivo pelo qual resolveu denunciar o caso. Veja o vídeo abaixo:

A missa era realizada pelo padre Antonio Carlos dos Santos e teria ocorrido dentro do Colégio Nossa Senhora das Dores, no último fim de semana.

Ainda de acordo com Bernardo, a queixa foi registrada na 151ª DP de Nova Friburgo:

É com muita dor e tristeza que registro um crime contra a minha existência. A igreja e a liberdade de expressão não podem servir como escudo para propagação de ódio e preconceito.

Ele reforçou que muitas outras pessoas, em diferentes lugares e situações, também são feridas por discursos como esses no país:

Essas palavras ferem não só a mim e a minha família, essas palavras ferem muitas pessoas, todos os dias, do Brasil. Isso fere a saúde mental, a saúde física e você sabe o que acontece com esse tipo de discurso de ódio lá na ponta, com casos de depressão, não-aceitação, suicídio e morte.

O que dizem os envolvidos

Ao Portal Multiplix, a Diocese de Nova Friburgo lamentou o ocorrido e pediu desculpas:

A Diocese de Nova Friburgo, por meio de seu Bispo Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, lamenta profundamente o ocorrido com o ator Bernardo Dugin, durante a Santa Missa de 30 de abril, na Capela do Colégio Nossa Senhora das Dores, em Nova Friburgo. Pedimos perdão às pessoas que se sentiram ofendidas e reafirmamos aquilo que é recorrente nas orientações do bispo para os padres e leigos: misericórdia, respeito, diálogo, tolerância e reconciliação.

A Diocese informou ainda que vai publicar uma nota com o pronunciamento do Pe. Antônio Carlos dos Santos, sacerdote envolvido no caso, nesta quarta-feira, dia 3.

O Colégio Nossa Senhora das Dores informou que já conversou com o ator que fez a denúncia. A instituição particular de ensino acrescentou que não aceita nenhum tipo de preconceito:

Todos que convivem no colégio sabem que lutamos contra preconceitos de toda natureza e trabalhamos continuamente pela cultura de paz.

A escola também se manifestou nas suas redes sociais:

Colégio onde a missa ocorreu se manifestou nas redes sociaisColégio onde a missa ocorreu se manifestou nas redes sociais | Arte: Reprodução/Redes Sociais

A reportagem também entrou em contato na manhã desta terça-feira, 2, com Bernardo, que preferiu não se manifestar mais neste momento.

Procurada, a Polícia Civil ainda não deu informações sobre o andamento das investigações.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.