MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Apenas uma das cinco crianças atingidas por raio em Friburgo permanece internada no Raul Sertã

Cerca de 100 pessoas são atingidas e morrem por ano no país; Defesa Civil do Estado faz alerta

Por Natalia Amorim
06/12/23 - 11:57
Apenas uma das cinco crianças atingidas por raio em Friburgo permanece internada no Raul Sertã Registro do primeiro atendimento dado às crianças foi postado nas redes sociais | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Das cinco crianças que foram atingidas por um raio na última terça-feira, dia 5, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, apenas uma permanece internada nesta quarta-feira, dia 6. O quadro de saúde dela é estável.

Três menores receberam alta na manhã desta quarta. Já uma outra criança foi liberada ainda na terça. As informações foram atualizadas pela prefeitura.

O caso teve grande comoção no município. Cinco crianças estavam sob uma árvore, perto da Escola Padre Rafael e da Unidade Básica de Saúde do bairro Cordoeira, quando foram atingidas por um raio durante a tarde.

Os funcionários do posto de saúde prestaram os primeiros atendimentos. Em seguida, a ambulância da Secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros conduziram as vítimas para o Hospital Municipal Raul Sertã.

De acordo com a prefeitura, os funcionários da escola acompanharam todo o atendimento e acionaram os responsáveis pelas crianças.

A direção do hospital informou que os pacientes apresentaram queimaduras de primeiro grau nas pernas, braços e mãos.

As equipes de serviço social e psicologia estão prestando a assistência aos menores e familiares, ainda segundo o município.

O prefeito Johnny Maycon (PL) disse, através de um vídeo, que esteve no Hospital Raul Sertã durante a noite para visitar as vítimas.

Foram realizados os exames, aplicados os devidos medicamentos, o eletro (que era uma grande preocupação) foi analisado pela cardiologista e, graças a Deus, não há qualquer tipo de alteração.

Repercussão

O estrondo do raio foi ouvido em diversos pontos do município. Nas redes sociais, muita gente relatou que ficou assustada.

Eu moro no Centro. Deve ter caído na hora que deu um estrondo feio. Pensei na hora que deveria ter caído raio em algum lugar perto.

Poderia ter caído na praça e atingido a gente, estávamos perto de árvores, aguardando o sinal [semáforo abrir]. A chuva ainda nem tinha chegado.

Alerta da Defesa Civil Estadual

A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro afirma que a corrente de um raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e uma variedade de reações eletroquímicas.

Considerando isto, cerca de 20% a 30% das vítimas de raios morrem. A maioria delas por parada cardíaca e respiratória.

Aproximadamente 70% dos sobreviventes sofrem sérias sequelas psicológicas e orgânicas, por um longo tempo.

As mais comuns são diminuição ou perda de memória, diminuição da capacidade de concentração e distúrbio do sono.

Cerca de 100 pessoas morrem atingidas pelos raios a cada ano no país. Por isso, o órgão dá algumas dicas para a população:

  • Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas;

  • Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas, tendas ou barracos ou veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas;

  • Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;

  • Evite estruturas altas tais como torres (de linhas telefônicas e de energia elétrica);

  • Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;

  • Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;

  • Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.