MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Seu celular está protegido? Confira dicas para resguardar os dados

Casos de furtos e roubos aumentam, principalmente durante o Carnaval

Por Isadora Jaron
26/02/20 - 14:20
Seu celular está protegido? Confira dicas para resguardar os dados Casos de furtos e roubos aumentam, principalmente durante o Carnaval | Foto: Banco de Imagem

Durante o Carnaval há sempre registros de casos de furtos e roubos, principalmente de celulares. Os smartphones são os alvos dos criminosos e estar protegido, mesmo se tiver o aparelho levado, é uma garantia para recuperar seus dados.

A dica principal é fazer um boletim de ocorrência que pode ser gerado em uma delegacia virtual ou em uma delegacia física. Normalmente, no registro, pode conter o número de identificação do celular, o IMEI, que identifica o telefone e serve também para a operadora cancelar o aparelho e o chip.

Para saber o IMEI do celular, digite no teclado *#06# e confirma. Após isso, salve o número em algum outro local para caso precise.

Estar sempre com o backup atualizado dos dados e ter tudo guardado em uma nuvem também é importante. A cópia de fotos, documentos, conversas e de todos os dados é importante sempre, independente do Carnaval.

Aparelhos que funcionam com o sistema Android podem usar o recurso ‘Encontro meu dispositivo’. Pode ser conectado pelo computador através da mesma conta de Gmail utilizada no celular. Após isso, são três opções. Emitir sinais sonoros, bloqueio do aparelho impedindo o acesso a todos os dados e a última ação é de apagar todas as informações, deixando-o com as configurações de fábrica.

Para quem usa o sistema operacional iOS, pode utilizar o iCloud Find, que encontra o celular até se ele estiver offline. Os dados também podem ser recuperados através da nuvem, assim como o procedimento de bloqueio. Os cartões de crédito, débito e pré-pago salvos no aparelho são automaticamente suspensos impedindo novas compras.

Há também os aplicativos de segurança com os serviços antivírus que também disponibilizam o bloqueio, alarme e a localização do smartphone. Além disso, alguns desses aplicativos contam com um recurso que captura fotos de quem tenta desbloquear o aparelho caso digite a senha errada.

As ferramentas para não cair em algum golpe ou ter alguma informação na rede são mais que importantes para combater o vazamento dos dados e protegê-los.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.