Obra de ponte em Conselheiro Paulino muda itinerários de ônibus e causa congestionamento no trânsito
Intervenção do Inea faz parte das obras de ampliação da vazão do Córrego Dantas; conclusão está prevista para janeiro de 2026

Começou na última segunda-feira, 2, a obra de substituição de uma ponte na rua Clarindo da Rosa Teixeira, no distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio.
A intervenção é realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e integra um pacote de melhorias no Córrego Dantas, com o objetivo ampliar a vazão do curso d'água, prevenindo alagamentos em períodos de chuva intensa.
Para a execução da obra, foi necessária a interdição total da rua e, por isso, o trânsito no distrito sofreu algumas mudanças.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Urbanismo (Semu), "o local está devidamente sinalizado com placas, letreiros eletrônicos e presença de agentes para orientar os motoristas".
Sinalização e agentes da Semu foram colocados na localidade para orientar motoristas | Foto: Reprodução/PMNF (Secom)
Apesar das medidas, a prefeitura admite que há registros de congestionamentos, principalmente nos horários de pico, em razão do grande fluxo de veículos na região.
Nas redes sociais, é grande o índice de reclamação:
Tudo travado!
Um outro internauta ainda comparou o trânsito da cidade ao de outro país.
Trânsito de Friburgo está igual ao da Índia.
A Semu pede a colaboração dos motoristas e reforça que "a obra é essencial para a segurança e prevenção de enchentes".
Mudança nos itinerários de ônibus
A Faol, concessionária responsável pelo serviço de transporte coletivo no município, informou que as linhas que passam por Conselheiro Paulino já operavam com itinerários alterados devido a uma interdição anterior para obras de drenagem, "os ônibus já estavam acessando a rua João Alberto Knust e subindo pela avenida".
Com o fechamento total da via para a demolição da ponte, a empresa relata aumento do tráfego e atrasos nos ônibus que circulam entre a região da Faol e o Prado.
Isso tem causado um congestionamento e atraso nas linha que passam pelo local. Estamos trabalhando para amenizar esses transtornos, melhorando o tempo de viagem dessas linhas. Temos operadores focados e fiscais acompanhando o dia a dia dessas linhas.
Investimento e cronograma das obras
De acordo com o Inea, a obra da ponte faz parte de um conjunto de intervenções no Córrego Dantas, que inclui dragagem de dois quilômetros do leito, adequação do escoamento, proteção das margens, construção de um parque fluvial, urbanização e reflorestamento.
Os trabalhos começaram em 2022 e a previsão é que sejam concluídos em janeiro de 2026.
O investimento total do projeto é de aproximadamente R$ 40 milhões, com recursos do governo federal.
Segundo o instituto, cerca de 75% das obras já foram executadas.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!