MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Barulhos de motos perturbam friburguenses mesmo depois de fiscalizações

Em duas operações realizadas em janeiro, foram emitidos 72 autos de infração e 33 veículos foram removidos para o pátio da Smomu

Por Kessia Coutinho
16/02/22 - 11:20
Barulhos de motos perturbam friburguenses mesmo depois de fiscalizações Barulhos de motos são frequentes em toda a cidade | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Muitos moradores de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, escutaram e já perderam a paciência com o motor ensurdecedor de uma moto nas ruas da cidade. Esse ruído incomoda muita gente e, em alguns casos, está associado a problemas no escapamento ou até mesmo com alterações feitas de propósito, para produzir ainda mais barulho.

Nem mesmo as últimas fiscalizações feitas no município foram capazes de silenciar a audácia dos condutores. A população é quem sofre.

O aposentado Marcos Ferrari, por exemplo, é morador do bairro Cônego e conta que o barulho das motos é constante, principalmente nos fins de semana, à noite:

O barulho incomoda meu sono, não consigo estudar, ler ou assistir televisão. Acho que para acabar com esse problema deveriam aplicar multas mais rigorosas e perda de pontos na carteira dos condutores. As oficinas que fazem adulteração no cano de descarga desses veículos, também deveriam ser multadas.

O grande número de reclamações chegou à Câmara de Vereadores de Nova Friburgo, que promoveu uma audiência proposta pelo vereador Wellington Moreira. O assunto foi discutido em dezembro do ano passado.

A Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), Guarda Municipal, Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), 11º BPM, a 151ª DP e outros parlamentares participaram dessa audiência.

Com o resultado desse encontro, o presidente da Câmara, Wellington Moreira, elaborou um projeto de lei que "prevê critérios quanto ao nível de ruído emitido por motociclistas a serem observados por quem os contratar para serviços de entrega em domicílios ou empresas, além das empresas de motoboys”.

O vereador falou sobre a importância das fiscalizações e leis para punir esse tipo de infração:

Esse desrespeito precisa acabar e nossa contribuição será dada com novas legislações para dificultar ao máximo os infratores. Proibir contratação de pessoas com motos adulteradas para entregas é apenas o primeiro passo, ainda há outras ferramentas mais duras a serem usadas, caso as reclamações causadas por esses elementos não diminuam após a aprovação desta lei.

Após a audiência, foi realizada em janeiro, uma reunião para dar início ao planejamento da operação contra motos com alteração no sistema de escapamento.

Participaram do encontro o vice-prefeito Serginho; o secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, Fabrício Medeiros; o Capitão Garcia, do 11° Batalhão de Polícia Militar, Comandante da Silva, e o subcomandante Arcanjo da Guarda Municipal também estiveram presentes.

Última fiscalização aconteceu no dia 28 de janeiro na avenida Conselheiro Július Arp em OlariaÚltima fiscalização aconteceu no dia 28 de janeiro na avenida Conselheiro Július Arp em Olaria | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo

No mesmo mês de janeiro, duas operações foram feitas na cidade e, ao todo, foram registrados 72 autos de infração e 33 veículos tiveram que ser removidos para o pátio da Smomu.

A prefeitura informou que as fiscalizações vão continuar e que elas estão previstas para acontecer em diversos bairros e distritos, como Lumiar, São Pedro da Serra, Olaria, Conselheiro Paulino, São Geraldo, entre outros.

Segundo a Câmara Municipal, o projeto de lei segue aguardando o parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Caso a comissão entenda pela continuidade da tramitação, ela encaminha as demais comissões permanentes para emissão de parecer e se entender que não deve continuar a tramitação pede o arquivamento.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.