MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Secretaria Municipal de Saúde emite comunicado sobre avanço de casos de dengue em Nova Friburgo

No estado, boletim da SES mostra tendência de alta acima da média histórica para o período

Por Kessia Coutinho
31/01/24 - 16:29
Secretaria Municipal de Saúde emite comunicado sobre avanço de casos de dengue em Friburgo Larvas do mosquito da dengue encontradas em água parada | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, divulgou nesta quarta-feira, 31, um comunicado com o número de casos de dengue no município.

Entre os dias 1º de janeiro até a última segunda-feira, 29, foram registrados 56 casos da doença no mês.

No mesmo período do ano passado, foram contabilizados sete registros, ou seja, houve um aumento de 700%.

Segundo a prefeitura, a crescente no número de casos acontece porque o verão é um período de altas temperaturas e chuvas intensas, o que facilita a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde informou que está implementando as "ações do plano de contingência nos diversos níveis de resposta para o enfrentamento da dengue", conforme a situação epidemiológica do município. As ações incluem:

  • Visitas domiciliares na área urbana;
  • Visitas quinzenais em locais vulneráveis;
  • Levantamento de índices rápidos;
  • Palestras em escolas e atendimentos a denúncias de possíveis focos.

A reportagem solicitou a prefeitura a lista dos bairros com maior incidência da doença e aguarda resposta.

Casos no estado

O boletim semanal 'Panorama da Dengue', da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado na última sexta-feira, 26, destaca que o Rio de Janeiro segue com tendência de alta no número de casos prováveis de dengue, acima da média histórica para o período.

Nas três primeiras semanas de 2024, o estado teve 9.963 notificações de casos prováveis de dengue até 23 de janeiro, 587% a mais do que o registrado no mesmo período de 2023.

Segundo Mário Sérgio Ribeiro, subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES, o período de mais alta da doença ainda não começou:

Se levarmos em conta que, historicamente, o período crítico da dengue no ano costuma ser entre março e abril, a situação é preocupante. Ainda precisamos observar algumas semanas para saber se estamos diante de uma antecipação do pico de infecções no ano, ou se teremos um crescimento ainda maior nos próximos meses.

O novo 'Panorama da Dengue' mostra também que de cada três amostras de material biológico de casos suspeitos de dengue recebidas pelo Lacen, laboratório oficial do governo do estado, uma tem resultado positivo. É a primeira vez que o documento traz esse tipo de informação.

Oito das nove regiões do estado apresentam tendência de alta na quantidade de casos. Apenas a Metropolitana II (Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim) não teve mais registros de dengue do que o esperado para essa época do ano.

De acordo com o estado, os municípios que mais se destacam em número de casos, por região, são:

  • Baía de Ilha Grande: Angra dos Reis

  • Baixada Litorânea: Rio das Ostras

  • Médio Paraíba: Itatiaia, Resende, Volta Redonda e Piraí

  • Centro Sul: Três Rios

  • Metro I: Rio de Janeiro, Queimados e Nova Iguaçu

  • Noroeste: Bom Jesus de Itabapoana, Natividade, Italva e Cambuci

  • Norte: Campos

  • Serrana: Cantagalo, Cordeiro, Petrópolis, São Sebastião do Alto e Carmo

  • Metropolitana II: Itaboraí (é o único que apresenta o número de casos acima da média histórica para o momento, embora, considerando todos os municípios, a região não esteja com número de casos acima do esperado)

O boletim 'Panorama Dengue' e outros detalhes da situação da doença no estado podem ser acompanhados no Painel Monitora, na área de Arboviroses, da aba dengue.

Sintomas e tratamento

A população precisa estar atenta aos sintomas, como febre alta (39°C a 40°C), que dure de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.

Também é importante ficar alerta para as manchas que atingem a face, tronco, braços e pernas.

Perda de apetite, náuseas e vômitos podem aparecer em alguns casos.

Em caso de sintomas, procure um atendimento médico sem fazer uso de qualquer medicamento sem prescrição. Quanto antes for diagnosticada, menores são as chances de complicações pela doença.

Aplicação da vacina

Ao Portal Multiplix, a Secretaria Estadual de Saúde informou que os municípios definidos pela equipe Técnica do Ministério da Saúde, em conjunto com representantes de estados e cidades, para receberem a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue compreendem os 12 municípios da Região Metropolitana I.

São eles: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro (capital), São João de Meriti e Seropédica.

A pasta esclareceu ainda que a lista inicial foi definida pelo Ministério da Saúde, com base nos seguintes critérios: municípios de grande porte (mais de 100 mil habitantes) com alta transmissão de dengue; maior número de casos em 2023 e 2024; predominância do sorotipo 2 (dezembro de 2023); a programação particionada de disponibilização de doses pelo laboratório produtor.

Prevenção e denúncias

Para prevenir a proliferação do mosquito da dengue, é importante remover recipientes que possam acumular água e se transformar em criadouros de mosquitos.

Vedar reservatórios e caixas de água, desobstruir calhas, lajes e ralos. Usar telas nas janelas e repelentes podem ajudar.

Caso note um possível foco, entre em contato com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde de Nova Friburgo pelos telefones (22) 2525-9163, (22) 2525-9221 ou (22) 2525-9228.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.