MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Quatro cidades da Região Serrana estão entre as 10 com maior incidência de casos de dengue no RJ

Veja a lista de casos e mortes confirmados, segundo os dados do 'Monitora RJ'

Por Alice Wandrofski
13/03/24 - 10:45
Quatro cidades da Região Serrana estão entre as 10 com maior incidência de casos de dengue no RJ Duas mortes pela dengue já foram registradas na Região Serrana | Foto: Banco de Imagem

Assim como em várias cidades do país, a Região Serrana do Rio de Janeiro também sofre com o aumento dos casos de dengue. Alguns municípios registram números altos de incidência da doença.

De acordo com o painel 'Monitora RJ', da Secretaria de Estado de Saúde (SES), as cidades da Serra Fluminense, juntas, somam 6.651 registros da doença em 2024. A região é a terceira com mais casos confirmados no estado.

Sobre a frequência com que ocorrem as contaminações nos municípios, o cálculo de incidência da dengue, feito pelo governo estadual, corresponde ao número de casos por 100 mil habitantes.

Levando em conta essa análise, Cantagalo está em 2º lugar com alta incidência de dengue no estado. A cidade, que tem uma população de 19.390 habitantes, possui 921 registros da doença, segundo o último dado do ‘Monitora RJ’.

Outras três cidades do interior também aparecem entre as dez primeiras do Rio de Janeiro com maior incidência de infectados.

Macuco está em 4º lugar na lista, com 5.415 habitantes e 236 casos confirmados.

Carmo vem em seguida, ocupando a 5ª posição, com 747 casos positivos e uma população que chega ao número de 17.198.

Já Cordeiro tem 20.783 habitantes e 857 pessoas já positivaram para dengue nesse ano. A cidade está em 6º lugar na tabela que compara a incidência da doença no estado.

As quatro cidades foram classificadas no nível cinco, o mais grave, na quantidade de casos por habitantes.

Classificação de gravidade para incidência de dengue na Região Serrana do RioClassificação de gravidade para incidência de dengue na Região Serrana do Rio | Foto: Reprodução/Monitora RJ

Sobre as medidas que estão sendo tomadas pelos governos locais, Cantagalo e Cordeiro informaram nas redes sociais que estão utilizando o carro 'fumacê' em diversos bairros.

Macuco também usou esse tipo de ação na última semana, de acordo com a publicação feita na internet. A reportagem entrou em contato com essas cidades e aguarda os detalhes do combate ao mosquito Aedes aegypti nesses locais.

Já a Prefeitura de Carmo respondeu Portal Multiplix que está "implantando o Centro de Manejo Clínico das Arboviroses, a fim de otimizar o atendimento à população e desafogar as ESF's e hospitais, bem como melhorar o acompanhamento do paciente".

Ainda de acordo com o município, há um óbito em investigação em Carmo.

Casos confirmados

O ‘Monitora RJ’ mostra ainda como está a situação de casos de dengue nas cidades da Região Serrana. O painel elaborado pela Fiocruz e Secretaria de Estado de Saúde (SES) apresenta a estimativa dos casos de doenças, considerando o atraso das notificações.

A pesquisa leva em conta o tempo entre o início dos sintomas e o registro oficial dos casos.

Nessa análise da secretaria, Petrópolis e Cachoeiras de Macacu são classificadas dentro da área dos municípios serranos. Os dois municípios já registraram, cada um, uma morte pela doença em 2024.

Até a manhã desta quarta-feira, 13, a quantidade de casos positivos de dengue nos municípios da Região Serrana do Rio, de acordo com a plataforma, é a seguinte:

  • Petrópolis: 1.068 (um óbito confirmado)

  • Cantagalo: 921

  • Cordeiro: 857

  • Carmo: 747

  • Nova Friburgo: 605 (um óbito em investigação)

  • Cachoeiras de Macacu: 507 (um óbito confirmado)

  • Teresópolis: 484

  • São José do Vale do Rio Preto: 275

  • Bom Jardim: 258 (dois óbitos em investigação)

  • Macuco: 236

  • Sumidouro: 229 (dois óbitos em investigação)

  • São Sebastião do Alto: 183

  • Guapimirim: 143

  • Duas Barras: 86

  • Trajano de Moraes: 20 (um óbito em investigação)

  • Santa Maria Madalena: 6

Os números apresentam divergências entre estado e municípios. A reportagem entrou em contato com o governo estadual para obter informações sobre o assunto, mas ainda não teve retorno.

Região dos Lagos

A Região dos Lagos também enfrenta o avanço da dengue. Entre as cidades que pertencem a nossa área de cobertura, Cabo Frio registrou uma morte pela doença.

No boletim atualizado da SES-RJ, Araruama agora aparece com dois óbitos também em decorrência da dengue.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.