MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nutricionista dá dicas para enfrentar o clima mais seco de verão

Alimentação inadequada e ingestão insuficiente de líquidos são riscos para a saúde

Por Matheus Oliveira
26/01/21 - 11:23
Nutricionista dá dicas para enfrentar o clima mais seco de verão Alimentação mais leve ajuda a enfrentar o clima mais seco e quente | Foto: Banco de Imagem

Nas últimas semanas, o estado do Rio de Janeiro, em especial a Região Serrana, registra dias de muito calor e poucas chuvas, deixando o tempo cada vez mais seco. Essa situação requer certos cuidados para evitar problemas para a saúde.

Durante o verão, a desidratação ocorre principalmente em crianças e idosos, e pode ter sérias complicações. Em quadros de desidratação leves e moderados, além do aumento da sede, os principais sintomas são fraqueza, pressão baixa, cansaço e sonolência.

Para saber como enfrentar esse tempo mais seco, a reportagem do Portal Multiplix ouviu a nutricionista Nicolly Fukuoka, que separou dicas para os leitores não sofrerem transtornos no período.

Confira as principais orientações:

Beber bastante água

Item fundamental para evitar a desidratação, beber água é o principal cuidado a ser tomado:

A primeira dica, e a mais importante, é beber bastante água para não desidratar.

Frutas

Ricas em vitaminas e minerais, outra ótima fonte de hidratação são as frutas:

A gente tem fruta que possui aproximadamente 90% de sua composição feita com água, que é o caso do melão, da melancia. Outra fruta que a gente pode consumir também é a laranja.

Água de coco

A nutricionista afirma que a água de coco também é uma aliada nessas horas, mas faz uma ressalva:

Também ajuda, só temos que tomar cuidado porque ela não pode substituir a água. Mas também é uma boa fonte de hidratação.

Alimentação mais leve

Em razão do calor, as pessoas ficam mais indispostas e para facilitar a digestão, Nicolly orienta:

Devemos apostar em uma alimentação mais leve, com mais legumes e verduras. Tornam a digestão um pouco mais fácil e a gente não fica tão prostrado e cansado.

A nutricionista também faz um alerta sobre o uso de alimentos muito industrializados, como os congelados.

"Além desses alimentos prontos para o consumo causarem uma digestão mais lenta, eles têm mais sódio. Isso acaba aumentando a retenção de líquido, que em tempo seco e quente, nos faz sentir mais cansados”, conclui a nutricionista.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.