MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeito de Friburgo orienta população sobre 'chuvas extremas' e afirma que município está preparado para “grandes ocorrências”

Após reunião com todo o secretariado, foi publicado um decreto que suspendeu as aulas na rede municipal de ensino nesta sexta-feira, 22

Por Kessia Coutinho
21/03/24 - 14:37
Prefeito de Friburgo orienta população sobre 'chuvas extremas' e afirma que município está preparado para “grandes ocorrências” Reunião com secretariado na manhã desta quinta-feira, 21 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O alerta meteorológico para 'chuvas extremas' nos próximos dias é motivo de preocupação para quem mora em áreas mais críticas do estado, principalmente na Região Serrana Rio. Por isso, as prefeituras estão se mobilizando para evitar problemas nas cidades.

Na manhã desta quinta-feira, 21, o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon (PL), convocou todos os secretários para uma reunião estratégica a fim de reforçar as orientações de enfrentamento e determinar medidas de prevenção estabelecidas no Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon).

Após esse encontro, foi publicado um decreto no Diário Oficial com a suspensão das aulas na rede municipal nesta sexta-feira, 22. Também foi recomendada a mesma medida para as demais unidades escolares da cidade (particular e estadual).

Segundo o Executivo, a intenção é que cada escola esteja pronta para servir como ponto de apoio. Outro motivo é garantir mais fluidez ao trânsito.

A prefeitura reforçou que já abasteceu esses locais de apoio com itens de higiene, limpeza, dormitório e alimentação, de forma preventiva.

Todos os veículos de serviço e socorro estão abastecidos para atuarem, caso necessário. Os demais órgãos municipais também estão orientados a agir.

Nas redes sociais, na noite dessa quarta-feira, 20, Johnny Maycon e o Secretário de Defesa Civil, Evi Gomes da Silva, falaram sobre os investimentos feitos na Defesa Civil do município:

Nesse período que a gente já está de frente ao governo, a gente vem melhorando cada dia mais a resposta da secretaria, aumentando a capacidade de servidores. Teve um aumento técnico, na parte técnica considerável, tivemos a renovação da frota, então a gente vem se preparando ao longo do tempo. É importante mencionar que, desde 2011, a gente não teve mais nenhum caso de óbito devido às chuvas.

O prefeito ainda destacou que a cidade está preparada para grandes ocorrências:

Esperamos que, em nenhum momento, o governo municipal precise ser acionado para grandes ocorrências. Mas, se o for, nós estaremos preparados. Toda a equipe da prefeitura está de prontidão, disponível para servir, proteger e cuidar da nossa população. A gente não precisa ficar em pânico e desesperado. Precisamos ficar atentos.

No mesmo vídeo, o secretário deu orientações para a população:

A prefeitura pede que os moradores permaneçam atentos aos informes oficiais da Defesa Civil, que está de prontidão 24h por dia.

Alertas para o Estado do Rio de Janeiro

O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) emitiu um alerta explicando que a intensidade da chuva pode fazer com que os acumulados superem os 200 milímetros, em 24 horas, nos próximos dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também fez um comunicado para chuvas intensas a partir desta quinta-feira, 21, com um aviso de 'Grande perigo'.

O alerta vermelho tem previsão para começar a 0h desta sexta-feira, 22, e só deve terminar às 10h de domingo, 24.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.