MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

‘Chuvas extremas’ podem passar de 200 mm, dentro de 24h, e trazem risco geológico para Região Serrana

Marinha também emitiu aviso de ressaca para o litoral do Rio

Por Alice Wandrofski
21/03/24 - 11:05 | Atualizada em 21/03/24 - 14:11
‘Chuvas extremas’ podem passar de 200 mm, dentro de 24h, e trazem risco geológico para Região Serrana Previsão de 'chuvas extremas' deixa população em alerta | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A previsão de ‘chuvas extremas’ esperada para os próximos dias no Estado do Rio de Janeiro chega com uma frente fria entre a noite desta quinta-feira, dia 21, e a madrugada de sexta, 22.

O alerta foi feito pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio (Cemaden-RJ) nessa quarta-feira, 20, por volta das 22h.

Neste primeiro dia, a chegada da frente fria pode provocar chuvas moderadas a muito fortes, acima de 50 mm por hora. Raios e rajadas de ventos também poderão ocorrer.

Esse aviso meteorológico vale a partir das 13h desta quinta e segue até as 23h de domingo, 24.

Os índices de chuvas esperados podem gerar altos acumulados nos dias seguintes, passando de 200 mm, dentro de 24h, no período pelo qual vale o aviso, de acordo com o Cemaden-RJ.

O órgão divulgou também uma previsão de riscos ‘geo-hidrológicos’ para os próximos dias. A probabilidade de “ocorrência de movimentos de massa” (deslizamentos) é ‘moderada’ na sexta-feira, 22, para o Sudeste do Brasil. No Rio de Janeiro, a Região Serrana pode ser a mais afetada.

No sábado, 23, considera-se ‘muito alto’ o risco geológico, ainda em evidência nas cidades serranas. As áreas Metropolitana e Centro do estado também estão dentro da área de perigo. De acordo com a previsão do Cemaden-RJ, o motivo para essa classificação é o seguinte:

Pancadas de chuva de forte intensidade e com altos acumulados que podem deflagrar deslizamentos em encostas de forma generalizada.

Previsão de risco geológico no Brasil para o próximo sábado, 23, segundo Cemaden-RJPrevisão de risco geológico no Brasil para o próximo sábado, 23, segundo Cemaden-RJ | Foto: Reprodução/Cemaden-RJ

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém até a manhã desta quinta-feira, 21, o alerta de ‘grande perigo’ de chuvas intensas para todo o estado.

Pelo instituto, é previsto mais de 100 mm de chuva por dia, entre a 0h de sexta-feira, 22, e às 10h de domingo, dia 24.

Alerta de 'grande perigo' de chuvas para o estado do Rio de Janeiro entre sexta-feira, 22,  domingo, segundo o InmetAlerta de 'grande perigo' de chuvas para o estado do Rio de Janeiro entre sexta-feira, 22, domingo, segundo o Inmet | Foto: Reprodução/Inmet

Em contato com a reportagem, a equipe do Inmet informou que realizou uma reunião na manhã desta quinta-feira, 21, para atualizar a previsão e disse que as condições permanecem as mesmas, "Não houve alteração até o momento".

Nesta semana, o Portal Multiplix já havia alertado sobre as mudanças meteorológicas nesses primeiros dias do outono.

Alerta para o litoral do Rio

O Serviço Meteorológico da Marinha divulgou na noite dessa quarta-feira, 20, a previsão de ressaca para toda a faixa litorânea do Rio de Janeiro e de São Paulo.

As ondas poderão chegar a três metros de altura, entre a tarde de sexta-feira, 22, e a madrugada de domingo, 24.

Ainda na tarde de sexta, 22, e sábado, 23, a Marinha informou que há previsões de ventos com intensidade de até 60 km/h no litoral do Rio.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.