MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Previsão é de chuva para os próximos dias na Região Serrana; Inmet mantém alerta amarelo

Nova Friburgo registrou dez ocorrências nessa segunda-feira, dia 25

Por Alice Wandrofski
26/03/24 - 12:23 | Atualizada em 26/03/24 - 15:49
Previsão é de chuva para os próximos dias na Região Serrana; Inmet mantém alerta amarelo Registro de céu nublado no bairro Ponte da Saudade, em Friburgo, nesta terça-feira, 26 | Foto: Alisson Dutra

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta amarelo para um ‘perigo potencial’ de chuvas intensas em todo o Estado do Rio de Janeiro, entre esta terça-feira, 26, e quarta, dia 27.

As chuvas devem variar entre 20 mm/h e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm em 24 horas, de acordo com o órgão.

Inmet mantém alerta amarelo de 'perigo potencial' para chuvas no Rio até esta terça-feira, 27Inmet mantém alerta amarelo de 'perigo potencial' para chuvas no Rio até esta terça-feira, 27 | Foto: Reprodução/Inmet

O instituto também divulgou nessa segunda-feira, 25, o informativo meteorológico para os próximos dias no país.

De acordo com o modelo numérico do Inmet, haverá diminuição no volume e intensidade da chuva em grande parte da Região Sudeste. Porém, no Rio de Janeiro ainda podem ocorrer "pancadas localmente fortes" até segunda-feira, 1º.

Ao Portal Multiplix, o coordenador-geral de Operação e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), meteorologista Marcelo Seluchi, detalhou o que é esperado para a última semana de março:

Eu diria que, neste momento, é um canal de umidade que vai permanecer nos próximos dias. Então, esta situação que nós tivemos ontem, 25, que nós temos hoje, 26, com o céu mais encoberto ou variação de nuvens, com chuvas em algum momento, vai continuar pelo menos até o início da próxima semana. Então, serão vários dias com essa possibilidade de chuvas intermitentes, o que não permite, ainda, tirar totalmente a atenção, especialmente para a Região Serrana.

O meteorologista ainda falou que “a temperatura não vai ser muito elevada, por conta da nebulosidade e da chuva, que vai cair em alguns momentos”.

Segundo o especialista do Cemaden, há uma expectativa para que as chuvas diminuam:

O que vai ser muito importante na Região Serrana é passar um certo tempo com chuvas relativamente baixas, porque prevalece ainda na memória, por assim dizer, a chuva do último final de semana. Então, esperamos que as chuvas diminuam para a umidade do solo começar a baixar e aí tornar a possibilidade de novos deslizamentos muito mais baixas. Então, a situação como um todo tende a melhorar nos próximos dias.

Riscos nesta terça-feira, 26

Para o Cemaden, a possibilidade de eventos hidrológicos nesta terça é ‘alta’ para os municípios da Região Serrana, “devido à possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, podendo deflagrar eventos de enxurrada, alagamentos e inundações urbanas”.

O risco geológico também é ‘alto’ na região, segundo o Cemaden, devido ao acumulado de chuvas dos últimos dias:

Este cenário indica que ainda é possível ocorrer deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanizadas, além de eventuais 'quedas de barreira' às margens de rodovias, bem como a reativação de deslizamentos recentes.

Ocorrências pelas chuvas

A Prefeitura de Teresópolis informou que a cidade continua em alerta devido o valor acumulado de chuvas e o risco de novos deslizamentos.

O governo municipal comunicou ainda que na tarde dessa segunda-feira, 25, a Defesa Civil esteve na comunidade do Perpétuo, no bairro São Pedro, “para a retirada de famílias na Servidão Leão XIII, onde alguns imóveis apresentam rachaduras e risco de desmoronamento”.

O governo federal reconheceu a situação de emergência devido às chuvas no fim de semana em Teresópolis.

Em Nova Friburgo, o boletim da Defesa Civil, divulgado no início da noite dessa segunda-feira, 25, indicou que foram registradas dez ocorrências de pequeno porte pelas chuvas.

De acordo com a prefeitura, equipes atuaram em cinco vistorias técnicas em árvores, quatro vistorias técnicas e uma ameaça de barreira. As ocorrências não tiveram vítimas e nenhum imóvel foi atingido.

Além dessas notificações, o governo municipal confirmou ao Portal Multiplix mais três "pequenas quedas de barreiras no distrito de Lumiar" nesta terça-feira, 26. Uma próxima à ponte que liga Lumiar a Boa Esperança, outra em Boa Esperança e mais uma em São Pedro da Serra.

O governo municipal já trabalha na remoção da barreira em Lumiar.

Prefeitura de Nova Friburgo trabalha na remoção de barreira em Lumiar nessa terça-feira, 26Prefeitura de Nova Friburgo trabalha na remoção de barreira em Lumiar nessa terça-feira, 26 | Fotos: Reprodução/Prefeitura de Nova Friburgo

Segundo a subprefeitura de Lumiar e São Pedro da Serra, assim que for finalizada a retirada da terra, a equipe dará prosseguimento a remoção de outras barreiras na estrada de São Pedro e de Boa Esperança.

A Defesa Civil de Friburgo informou também à reportagem que o local com maior índice médio nas últimas 24 horas foi o Barroso, em Olaria, com 63 mm, seguido por Campo do Coelho, que registrou 61,4 mm.

Na parte da tarde dessa segunda-feira, 25, a chuva foi intensa e voltou a causar ocorrências na cidade, que não tinha registros desde sábado, 23, segundo o governo municipal.

Além dos ocorridos comunicados pela prefeitura, um ponto de alagamento no Parque São Clemente causou transtornos para quem passava pelo local na segunda:

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.